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Consumidor 3.0: saiba como essa geração impacta nos negócios

Consumidor 3.0: saiba como essa geração impacta nos negócios

Buscando mudanças nos profissionais prestadores de serviços, eles estão cada vez mais exigentes

Qual cliente não quer ter um com relacionamento bom com quem está lhe prestando um serviço? Pois é, o consumidor 3.0 tem essa ideia muito clara na cabeça!

Em uma clínica odontológica, por exemplo, conseguir manter uma relação saudável com os pacientes traz benefícios. O que será que o consumidor 3.0 espera desse setor? Nós explicaremos neste artigo!

O consumidor 3.0 é moderno. Além disso, é todo e qualquer usuário de internet que tenham características básicas que, de uma forma diferente e mais atual, determinam seu comportamento diante das ideias de consumo.

Quem é o Consumidor 3.0?

Diferente de outros tipos de classificações, aqui, idade, renda ou gênero não influenciam. Existem então 7 características que traçam esse perfil do novo consumidor:

  1. Ele é altamente informado. Ou seja, esse consumidor saberá de tudo e mais um pouco, afinal, é da era da informação;
  2. Está sempre socialmente conectado. As redes sociais são seu principal meio de expressão, sejam elas para o bem ou para o mau;
  3. É um consumidor sensível a preços;
  4. Ele confia na opinião de outros usuários;
  5. É a favor da autopromoção. Novamente por meio das redes sociais, muitos comemoram aquisições e conquistas pessoais e profissionais;
  6. Procuram sempre por gratificação instantânea;
  7. É um consumidor inconscientemente seguro, uma vez que e expõe e confia a pessoas desconhecidas.

Atendendo o Consumidor 3.0

Por serem pessoas mais modernas e avançadas, seguir nesta mesma linha pode ser o tiro certo para os que querem saber lidar perfeitamente com esse tipo de perfil do consumidor.

Ampliar os canais de autoatendimento, por exemplo, é uma boa jogada. Resolver problemas básicos online e tornar tudo mais prático e dinâmica, brilha os olhos do consumidor atual.

Mapear o comportamento desse público também é algo inteligente.

Uma vez que eles não querem ser parte de uma massa e sim receberem um atendimento exclusivo, saiba seus desejos individuais. Não generalize, siga essas dicas:

  • Conheça o seu consumidor;
  • Crie planos de ação específicos;
  • Faça chamadas ativas;
  • Desenvolva programas de relacionamento;
  • Alimente o setor de Customer Success da empresa;
  • Antecipe as soluções

Consumidor 3.0 na Odontologia

Para criar uma boa estratégia digital para os clientes na área da odontologia, é interessante subdividir o consumidor em 5 categorias:

  1. Advogado da marca ou apóstolo: esse é quem tem um envolvimento emocional com sua empresa e faz a publicidade a favor do consultório. Principalmente em seus círculos sociais próximos;
  2. Cliente: É aquele que sempre faz consultas de rotina, o que faz tratamento de ortodontia, de implantes, de periodontia;
  3. Consumidor: O paciente que já fez algum tratamento, mas que, após finalizado, não retornou para checar se continua tudo bem;
  4. Prospect: esse é quem passa por uma primeira consulta, mas ainda não se decidiu, seja por aspectos financeiros, psicológicos, se irá realizar algum tratamento;
  5. Suspect: normalmente esse é o que vem por meio de uma indicação fazer um implante dental, por exemplo, mas ainda não conhece o consultório e o que ele oferece.

Entender as necessidades do seu consumidor 3.0 irá não somente fazer com que seu trabalho seja mais tranquilo. Mas também irá gerar uma maior confiança de seus atuais e futuros clientes, portanto invista nisso!

ACESSO RÁPIDO
    Silmara Alves Rozo Ducatti
    Silmara Alves Rozo Ducatti é cirurgiã-dentista graduada pela Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE) e especialista em Ortodontia pelo Sindicato dos Odontologistas de Mato Grosso do Sul (SIOMS). Possui registro no Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CRO-SP) nº 121811 e integra a equipe odontológica da RD Design Oral, que fica na Alameda Grajaú, 98 - sala 1207 - Alphaville, Barueri - SP.

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