Compressor odontológico é fundamental em clínicas e consultórios

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Saiba quais cuidados você precisa ter com o aparelho e suas principais funções

É possível encontrar um compressor odontológico em quase todas as clínicas odontológicas do brasil e do mundo. Ele é essencial para o funcionamento de diversos outros equipamentos presentes no consultório.

A complicação aparece na hora de escolher o modelo de compressor odontológico. “Será que este faz muito barulho?” ou “será que dará conta de atender o meu consultório?” são as principais dúvidas!

Compressor odontológico é uma máquina onde uma quantidade de ar que ocupa um determinado espaço é reduzido mecanicamente e armazenado dentro de um reservatório resultando em um aumento interno de pressão.

Ele tem a função de fornecer ar comprimido para que outros equipamentos, como por exemplo o sugador, possam funcionar.

Existem diversos modelos de compressores para consultório odontológico que podem ser utilizados para esta finalidade.

Normalmente os mais indicados são os compressores elétricos, sendo a potência e tamanho definidos pelas necessidades do portador.

Cuidados necessários com o compressor odontológico

Podemos inferir que existem algumas regras em relação ao uso do compressor de ar odontológico. Durante a manhã, antes do expediente é importante verificar a saída de ar do tanque e ver se ela está aberta.

Outra ação muito interessante é fechar o dreno do tanque e dos filtros corretamente. Verifique o nível do óleo e certifique-se se não há nenhum vazamento.

Ao final do dia, tenha certeza que você desligou a chave elétrica de seu compressor odontológico. Em seguida, abra o dreno e todos os outros filtros existentes no aparelho.

Uma dica importante é solicitar a um técnico habilitado que faça a regulagem de pressão de ar. Esta ação deve ser realizada assim que se observar um funcionamento que se difere do padrão original do aparelho.

A atenção deve ser redobrada quando falamos sobre o local de instalação. Por conta do risco de contaminação, não é adequado deixar estes equipamentos em lugares como banheiros. O compressor trabalha com o ar ambiente. Portanto, pode ser contaminado por microrganismos e resíduos ali presentes.

Instalações dentro da sala clínica representam fonte de calor e ruído. Por isso, também não é um local recomendado.

Ainda sobre esta questão, o compressor odontológico exige tubulação planejada em sua instalação que deve ser feita de maneira central. Isto culmina numa rede de distribuição para os ambientes que necessitarem de ar.

Qual o melhor compressor para consultórios?

O compressor de ar odontológico à base de óleo não é indicado para o uso em consultórios odontológicos, pois a maior parte dos compressores deste modelo apresentam a possibilidade de misturar o ar com o óleo.

Além da contaminação, um equipamento com óleo ainda aumenta o desgaste dos instrumentos utilizados no dia a dia, diminuindo a vida útil deles.

A escolha do aparelho vai depender bastante da quantidade de cadeiras que o consultório atende.

Por exemplo, quando a clínica atende um grande número de pessoas diariamente, possuindo quatro salas ou mais, o ideal é que seja utilizado o compressor industrial.

Assim, é possível que o dispositivo supra todas as necessidades dos dentistas durante o dia de trabalho, sem que um ou outro profissional fique parado por conta de falta de capacidade do compressor utilizado.

Um dica muito boa é sempre possuir um ou mais compressores reservas. Dessa forma, caso equipamento quebre ou falhe, você terá um substituto, evitando imprevistos.

Principais funções e marcas mais recomendadas de compressores

Agora está na hora de descobrir para que serve o compressor odontológico. Eles possuem 3 funções principais dentro de um consultório, sendo elas:

  • Sugar a saliva através do sugador;
  • Jogar ar para secar as cavidades;
  • Despejar água para resfriar as pontas.

Para realizar estes ofícios, existem algumas marcas mais recomendadas e conhecidas de compressores:

  • Dabi Atlante;
  • Schubert Systems;
  • Cristófoli odontologia;
  • Kavo.

Agora você já sabe um pouquinho mais sobre o compressor odontológico e pode escolher o modelo mais adequado para atender seus pacientes com qualidade e segurança.

Valdir de Oliveira

Valdir de Oliveira

Cirurgião-dentista graduado em Odontologia pela Universidade de Santo Amaro (UNISA). Pós-graduado em Ortodontia e Ortopedia dos Maxilares pela Sboom. Com especialização e mestrado em Implantodontia, habilitação em Harmonização Orofacial e Anatomia da Face. Professor nas áreas de Cirurgia Bucomaxilo Facial e Harmonização Orofacial. Voluntário há mais de 20 anos na Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais - ADRA Brasil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

© All rights reserved

Simpatio 2020

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.