Como higienizar a escova de dente?

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Além de manter a escova de dente limpa, você precisa armazená-la no local correto

Escovar os dentes é um hábito fundamental para manter uma boa saúde bucal. Mas o que poucos sabem é como higienizar a escova de dente corretamente.

Para uma escovação adequada, o ideal é que a escova esteja no melhor estado possível. Por isso, é preciso ter noção sobre como higienizar a escova de dente.

É extremamente importante saber como higienizar a escova de dente pois nela se acumula uma diversidade de microrganismos e de bactérias danosas ao nosso organismo.

Por essa razão, vale a pena dar mais atenção ao seu aparato de higiene bucal e entender melhor a importância de deixá-lo sempre limpinho e armazenado da forma adequada.

Vamos ver como higienizar e guardar a escova de dente?

Você deve ficar atento à sua escova

É normal que na maioria das residências as escovas de dente sejam armazenadas nos banheiros. Esse cômodo da casa possui um grande acúmulo de bactérias, que tendem a se depositar entre as cerdas do objeto.

Segundo especialistas, são cerca de 900 tipos diferentes desse microrganismos, que podem se alojar durante um dia inteiro na escova.

Eles utilizam o aparato como um abrigo intermediário até conseguirem chegar ao seu real objetivo: nossa cavidade bucal.

Além disso, algumas pesquisas apontam a presença dos mais diversos elementos em escovas de dente acomodadas em sanitários, como fungos e até mesmo coliformes fecais.

Por isso, é essencial saber como limpar a escova de dentes. Assim, você pode manter esses organismos danosos bem longe da sua boca.

Como Higienizar a Escova de Dente

Especialistas recomendam que para desinfetar a escova de dentes você deve recorrer ao uso de um enxaguante bucal de sua preferência. Dentistas recomendam aqueles que contém gluconato de clorexidina.

É legal armazenar a solução líquida em uma embalagem comum de spray. Por essa razão, é mais fácil espalhá-lo na superfície das cerdas de sua escova.

O ideal é que você borrife o produto sempre após a sua última escovação do dia, geralmente antes de dormir. Com isso, o produto irá desinfetar a escova de dentes, protegendo ela durante toda a noite.

Pela manhã, previamente à primeira escovação do dia, você deve passar água corrente nas cerdas da escova. Isso serve para eliminar as bactérias mortas que ficaram acumuladas na região.

Também é recomendado que, sempre após o ato da escovação, você lave a escova com água abundante. Em seguida, retire o excesso de água remanescente no objeto.

Nunca utilize a toalha de rosto. Você deve bater levemente o cabo da escova na pia para realizar o processo.

Onde devo armazenar a escova de dentes?

Ressaltamos que o grande desafio aqui é fugir de ambientes úmidos e abafados. Dessa forma, as escovas devem ser acomodadas, já secas, em um armário ou um espaço individual.

É necessário que elas fiquem distantes de qualquer objeto que possa contaminá-las, como outras escovas de dente ou pentes de cabelo.

Deixar o objeto próximo ao vaso sanitário é um erro bastante comum que deve ser evitado. Isso porque esse ambiente é uma enorme fonte de bactérias potencialmente patogênicas.

Consequentemente, a proliferação de microrganismos e a infecção cruzada podem ser potencializadas, o que tende apenas a prejudicar o paciente.

Agora você já sabe como higienizar a sua escova de dente e qual a forma correta de armazená-la. Seguindo todas as dicas passadas nesse artigo, você fica longe de organismos prejudiciais e mantém a sua saúde em dia.

Valdir de Oliveira

Valdir de Oliveira

Cirurgião-dentista graduado em Odontologia pela Universidade de Santo Amaro (UNISA). Pós-graduado em Ortodontia e Ortopedia dos Maxilares pela Sboom. Com especialização e mestrado em Implantodontia, habilitação em Harmonização Orofacial e Anatomia da Face. Professor nas áreas de Cirurgia Bucomaxilo Facial e Harmonização Orofacial. Voluntário há mais de 20 anos na Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais - ADRA Brasil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

© All rights reserved

Simpatio 2020

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.