Como escolher um dentista? Dicas para realizar essa missão!

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Escolher alguém para cuidar do seu sorriso é uma tarefa importante!

Pode não parecer, mas poucas decisões são tão importantes como escolher um dentista perfeito. Cirurgias, tratamentos estéticos ou simples consultas de rotina, exigem um bom profissional.

Por isso, é imprescindível saber exatamente como escolher um dentista e quais critérios considerar nessa escolha.

A saúde bucal pode repercutir em todo o resto do organismo. Logo, todos devem ser cuidadosos ao pensar em como escolher um dentista.

Neste artigo, listamos algumas dicas importantes que devem levadas em consideração na hora de selecionar o profissional para você e também para sua família!

1 – Busque Indicações

Uma boa ideia para escolher o dentista ideal é através de indicações de amigos, família e conhecidos. Saber se a pessoa teve boas ou más experiências é um fator importante na hora dessa escolha. Portanto, sempre questione.

Caso você tenha algum plano de saúde, vale também pesquisar as opções de dentistas disponíveis e, a partir daí, procurar mais sobre seu histórico.

A internet pode ser uma boa fonte de consulta. Mas fique atento! Nem todas as informações online são verídicas, então presta atenção na credibilidade dos canais onde você está se informando.

2 – Prioridades Escolhendo o Dentista

É comum levarmos em consideração alguns critérios confortáveis na hora de escolher o dentista. Porém, focar apenas nas comodidades (e deixar fatores importantes de lado), pode resultar em alguns problemas no futuro.

Basear-se apenas em preços sem ter maior conhecimento sobre profissional ou de seu histórico, por exemplo, pode ser arriscado.

Outro fator relevante é a proximidade do trabalho ou de casa. Dessa forma, vale a pena pesquisar por bons dentistas em regiões próximas à você. Apenas cuidado para não cair em furada! Afinal, esse não pode ser o único critério.

3 – Formação e Especialização do Dentista

Muitos profissionais passam por um estágio ao finalizarem sua graduação e antes de entrarem, de fato, para o mercado de trabalho. Pesquisar sobre essas experiências prévias, também pode ser um bom caminho.

Caso esteja precisando de um tratamento específico, vale checar também se o dentista é especializado na área e como foram suas atuações na mesma.

Qualificações e títulos são grandes atrativos para os profissionais do ramo. Dessa forma, vale usar também desse critério ao escolher um dentista.

4 – Analisando a Clínica

No momento em que tiver alguns dentistas em mente, procure na internet mais informações sobre a clínica em que atuam.

Desde o agendamento, pontualidade e comprometimento, até a limpeza do local e a maneira como o profissional trata a equipe e pacientes, devem ser analisados.

Faça uma análise de tudo o que reparou nesse meio tempo e considere os pontos positivos e negativos avaliados.

5 – Primeira Consulta

Esse é o momento de se atentar a todos os detalhes e saber se está escolhendo o dentista certo. Aproveite para sanar todas suas dúvidas fazendo perguntas sobre seu trabalho, o plano de tratamento, entre outras.

Junto com isso, vale avaliar o interesse e preocupação do profissional com relação ao seu caso, buscando estar sempre confortável.

Faça sua parte. Explique seu histórico dentário e o que o levou ao consultório. Afinal, essas informações são importantes para que o dentista prepare o tratamento mais adequado.

6 – Tenha Mais de uma Opção

Após ter selecionado o melhor preço e uma boa localização, feito uma visita à clínica e passado por uma consulta, ainda não está satisfeito? Plano B.

Volte a sua lista de profissionais e faça, novamente, uma triagem com todas as opções existentes. Lembre-se bem do que não te agradou e busque por consultórios e profissionais diferentes.

Seguir todas essas dicas, com certeza irá tornar seu processo de como escolher um dentista muito mais fácil e sem grandes dificuldades. Boa sorte!

Silmara Alves Rozo Ducatti

Silmara Alves Rozo Ducatti

Cirurgiã-dentista graduada pela Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE) e especialista em Ortodontia pelo Sindicato dos Odontologistas de Mato Grosso do Sul (SIOMS).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

© All rights reserved

Simpatio 2020

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.