Clínica escola: para que serve e quem pode ser atendido?

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Os atendimentos da clínica escola são feitos por alunos de odontologia, mas os resultados alcançados são de alta qualidade

Durante os anos que o aluno passa na faculdade de odontologia, diversos conceitos são ensinados para que ele se torne um bom profissional. Dentro disso, encontra-se a clínica escola.

Assim, a clínica escola oferece um grande auxílio durante a formação do discente, em conjunto com as teorias ensinadas na sala de aula.

Clínica escola é o nome dado à forma como é feita a introdução das práticas da área de saúde para todos os alunos desse segmento.

Dessa maneira, podemos entender que a chamada clínica escola odontológica é justamente a maneira como os futuros dentistas tem o primeiro contato com a rotina de trabalho que o espera no futuro.

Se você deseja entender melhor para que serve esse passo fundamental durante o estudo da odontologia, te convidamos a acompanhar nosso artigo.

Nele, explicamos não somente qual é a finalidade da etapa como também falamos sobre quem pode ser atendido pelos alunos de odontologia.

Para que serve a clínica escola?

Através da clínica escola de odontologia, o aluno é submetido a situações presentes na rotina de trabalho de um profissional formado.

Em outras palavras, é possível entender que ele realizará atendimentos em pacientes que se encontram em situações distintas, com o intuito de colocar em prática tudo o que foi ensinado nas aulas, capacitando-o para atuar como clínico geral, seja numa clínica odontológica ou em seu consultório próprio.

A aplicação dos conhecimentos do aluno torna-o apto para efetuar procedimentos odontológicos como:

  • Dentística;
  • Endodontia;
  • Periodontia;
  • Odontopediatria;
  • Cirurgia;
  • Prótese dentária;
  • Implantes;
  • Ortodontia.

É válido pontuar que os atendimentos são feitos com o auxílio de um profissional da área, normalmente um professor da mesma universidade.

Por isso, os resultados almejados no início de um tratamento serão alcançados devido o compromisso com a alta qualidade dos atendimentos.

E, além de melhorar a condição inicial de um paciente, o aluno também começa a entender melhor como funcionam os atendimentos.

Uma vantagem oferecida para quem deseja passar por uma clínica de universidade é que, geralmente, o preço para os procedimentos é mais barato.

Lembre-se que deve ser feita uma análise de custo-benefício antes de tomar qualquer decisão sobre onde realizar algum tratamento.

Quem pode ser atendido nestas clínicas?

Como citado anteriormente, o atendimento prestado por estas clínicas é feito por estudantes da faculdade de odontologia.

Os atendimentos prestados por estas clínicas possuem como foco prestar serviços à comunidade. Por isso, existem algumas universidades que oferecem os serviços de maneira gratuita e outras com um preço mais acessível.

Para ser atendido, basta ir a uma universidade, apresentando um documento de identificação oficial com foto, a certidão de nascimento (para menores de idade), o CPF e dados de contato pessoal.

De modo geral, não é difícil encontrar esse serviço, já que atualmente diversas faculdades possuem essa área.

Agora, se você deseja realizar um tratamento com um aluno de odontologia, procure a faculdade mais próxima da sua casa e pergunte se eles realizam tratamentos odontológicos ao público.

Por fim, podemos entender que a clínica escola oferece um grande auxílio para os alunos de odontologia bem como para pacientes.

Valdir de Oliveira

Valdir de Oliveira

Cirurgião-dentista graduado em Odontologia pela Universidade de Santo Amaro (UNISA). Pós-graduado em Ortodontia e Ortopedia dos Maxilares pela Sboom. Com especialização e mestrado em Implantodontia, habilitação em Harmonização Orofacial e Anatomia da Face. Professor nas áreas de Cirurgia Bucomaxilo Facial e Harmonização Orofacial. Voluntário há mais de 20 anos na Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais - ADRA Brasil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!