Cisto periodontal pode surgir de inflamações dentais

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Um cisto periodontal pode estar relacionado a um processo inflamatório na cavidade oral

Quando falamos em saúde bucal, existem alguns problemas que se desenvolvem silenciosamente. É o caso do cisto periodontal.

O cisto periodontal ainda pode se apresentar em diferentes formas.

Cisto periodontal é um tipo de cisto odontogênico que aparece no interior da cavidade oral e tem recorrência comum.

Ele também pode receber o nome de cisto periapical ou radicular.

O que é um cisto odontogênico?

O cisto odontogênico é uma cavidade na região bucal onde se acumula líquidos e secreções. Esse líquido pode ser responsável por abrigar bactérias e células mortas.

Se não for tratado com um profissional de odontologia, pode crescer e se espalhar, causando um enorme prejuízo ao sorriso, incluindo perda dos dentes.

O cisto é um processo infeccioso que se forma em torno da região onde está um dente mal ou não desenvolvido.

É comum que ocorra na área dos dentes chamados terceiros molares, os sisos, pois estes nascem de maneira mais lenta. Os cistos nos dentes têm maior ocorrência entre pessoas de 17 a 21 anos de idade.

Entretanto, isso não significa que o cisto nos dentes seja exclusividade dos terceiros molares. Também é comum que também atinjam os dentes caninos, principalmente os superiores, e os pré-molares

Causas do cisto periodontal

Em geral, este cisto é uma lesão comum originada a partir de inflamações bucais.

Essas inflamações, por sua vez, podem ser decorrentes do acúmulo de bactérias na boca e de falhas na higienização oral. Ele ainda pode estar associado a uma necrose da polpa dentária.

Sintomas do cisto periodontal

Em geral, esse tipo de cisto tende a ser assintomático.

Diagnóstico do cisto periodontal

Uma vez que é assintomático, grande parte dos cistos periapicais só são descobertos durante exames radiográficos de rotina. Ele se apresenta como um ponto radiolúcido, ou seja, um ponto escurecido na radiografia.

Tipos de cisto periodontal

Os cistos periodontais podem ser divididos em alguns diferentes tipos:

Cisto periodontal apical

Este tipo de cisto é assintomático. Suas causas ainda são desconhecidas. Contudo, sabe-se que sua origem está relacionada à proliferação de células epiteliais que remanesceram na região em que é desenvolvida a lesão.

Cisto periodontal lateral

O cisto lateral se desenvolve lateralmente a uma raiz dental. Dessa forma, podem ser classificados em dois grupos:

O primeiro inclui aqueles que se desenvolvem a partir de granulomas laterais e resultam de infecções.

O segundo grupo inclui aqueles cistos que se desenvolvem lateralmente a dentes hígidos, ou seja, aqueles que não sofreram processos de infecção ou cáries dentárias.

Eles atingem mais frequentemente os dentes caninos ou pré-molares inferiores, além locais de incidência de dentes supranumerários.

Cistos periodontais residuais

O cisto periodontal residual surge a partir de restos de cistos que não foram retirados de maneira adequadas, mesmo após a extração dentária.

Nesses casos, a análise correta por parte do dentista é de extrema importância, uma vez que é difícil distinguir esse tipo de cisto na boca de cistos primordiais.

Outro risco associado a esse tipo de cisto é a expansão das corticais ósseas.

Tratamentos do cisto periodontal

O tratamento é realizado através da extração dentária, além da retirada do material cístico do epitélio.

No caso do cisto periodontal, a remoção é necessária para evitar o desenvolvimento de cistos residuais, que podem causar o enfraquecimento da mandíbula ou da maxila.

Juliana Peres

Juliana Peres

Graduada em Odontologia pela Universidade Cidade de São Paulo. Pós-graduada em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial pelo programa de residência profissional do Complexo Hospitalar Padre Bento de Guarulhos. Conhecimento na área de cirurgia oral menor e maior. Residente em cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial no Complexo Hospitalar Padre Bento durante 3 anos e responsável pelo atendimento de pacientes na área de clínico geral, cirurgias orais e harmonização orofacial em diferentes clínicas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

© All rights reserved

Simpatio 2018

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.