Cisto de erupção pode causar manchas na gengiva do bebê

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Manchas avermelhadas ou azuladas na gengiva do bebê podem ser sinal de cisto de erupção

Por mais que a maioria dos bebes não desenvolva dentes até 6 meses de idade, cuidados com a saúde bucal infantil são necessários desde  o início. É nessa fase da vida que, entre outros problemas, pode aparecer o cisto de erupção.

Mesmo não tendo dentes aparentes, os bebês já possuem um conjunto de dentes de leite parcialmente desenvolvidos e prontos para irromper a gengiva. É durante esse processo que pode aparecer o cisto de erupção.

O cisto de erupção é uma alteração que ocorre no tecido mole e retarda o nascimento dos dentes da criança. Um pequeno saco com conteúdo aquoso se forma em cima do dente irrompido. Dessa maneira, ocorre uma hipertrofia na gengiva da criança. A região afetada fica mais avermelhada ou até mesmo azulada.

A patologia pode acometer qualquer dente em erupção, mas é mais comum entre os dentes molares e caninos.

Sintomas e Tratamentos para o cisto de erupção

Normalmente o cisto no nascimento do dente é inofensivo, mas em alguns casos o bebê pode apresentar dor, febres, diarreias e falta de apetite. Assim, é necessária a realização de um tratamento cirúrgico chamado ulotomia.

A ulotomia consiste em uma pequena incisão na gengiva para liberar o processo de erupção do dente. Assim, o dente fica com o caminho livre para ocupar sua posição normal na arcada dentária.

Em casos mais controlados não é necessário a realização do procedimento cirúrgico, mas mesmo assim, a presença do cisto acaba gerando o hematoma de erupção. O que desencadeia em uma certa sensibilidade na gengiva do bebê.

Quando isso acontece, é recomendado massagear levemente a gengiva da criança. O procedimento pode ser realizado com um dedo limpo, uma pequena colher ou um pedaço de gaze molhado.

A utilização de um mordedor limpo também pode proporcionar um maior conforto para a criança. O dentista ou odontopediatra pode recomendar o uso de uma chupeta ou pomada anestésica para a gengiva.

O que fazer quando os dentinhos começam a nascer

Quando os dentes começarem a irromper, devem ser escovados com uma escova de cerdas macias e pasta de dente com flúor. O ideal é prestar bastante atenção para ver se a criança não engole o creme dental.

O excesso de contato com o flúor nessa fase da vida pode gerar anomalias bucais, como a fluorose.

Normalmente, para a realização desse processo, escova de dentes é substituída por uma dedeira com ponta de silicone e cerdas bem macias.

É importante ficar atento ao nascimento dos dentes das crianças. Também é indispensável levar os pequenos ao dentista assim que nasce o primeiro dente ou é detectada alguma anomalia na boca da criança.

Você pode acabar descobrindo alterações que nem sabia que existiam. E outra, quanto mais cedo o contato com a higiene bucal, melhor!

E agora que você sabe um pouco mais sobre o cisto de erupção, não precisa ficar tão espantado quando notar manchinhas mais avermelhadas ou azuladas na boca do seu filho. Mas lembre-se, o ideal é e sempre será consultar um profissional da área para obter um melhor diagnóstico.

 

Juliana Peres

Juliana Peres

Graduada em Odontologia pela Universidade Cidade de São Paulo. Pós-graduada em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial pelo programa de residência profissional do Complexo Hospitalar Padre Bento de Guarulhos. Conhecimento na área de cirurgia oral menor e maior. Residente em cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial no Complexo Hospitalar Padre Bento durante 3 anos e responsável pelo atendimento de pacientes na área de clínico geral, cirurgias orais e harmonização orofacial em diferentes clínicas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

© All rights reserved

Simpatio 2018

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.