Manchas avermelhadas ou azuladas na gengiva do bebê podem ser sinal de cisto de erupção
Por mais que a maioria dos bebes não desenvolva dentes até 6 meses de idade, cuidados com a saúde bucal infantil são necessários desde o início. É nessa fase da vida que, entre outros problemas, pode aparecer o cisto de erupção.
Mesmo não tendo dentes aparentes, os bebês já possuem um conjunto de dentes de leite parcialmente desenvolvidos e prontos para irromper a gengiva. É durante esse processo que pode aparecer o cisto de erupção.
O cisto de erupção é uma alteração que ocorre no tecido mole e retarda o nascimento dos dentes da criança. Um pequeno saco com conteúdo aquoso se forma em cima do dente irrompido. Dessa maneira, ocorre uma hipertrofia na gengiva da criança. A região afetada fica mais avermelhada ou até mesmo azulada.
A patologia pode acometer qualquer dente em erupção, mas é mais comum entre os dentes molares e caninos.
Sintomas e Tratamentos para o cisto de erupção
Normalmente o cisto no nascimento do dente é inofensivo, mas em alguns casos o bebê pode apresentar dor, febres, diarreias e falta de apetite. Assim, é necessária a realização de um tratamento cirúrgico chamado ulotomia.
A ulotomia consiste em uma pequena incisão na gengiva para liberar o processo de erupção do dente. Assim, o dente fica com o caminho livre para ocupar sua posição normal na arcada dentária.
Em casos mais controlados não é necessário a realização do procedimento cirúrgico, mas mesmo assim, a presença do cisto acaba gerando o hematoma de erupção. O que desencadeia em uma certa sensibilidade na gengiva do bebê.
Quando isso acontece, é recomendado massagear levemente a gengiva da criança. O procedimento pode ser realizado com um dedo limpo, uma pequena colher ou um pedaço de gaze molhado.
A utilização de um mordedor limpo também pode proporcionar um maior conforto para a criança. O dentista ou odontopediatra pode recomendar o uso de uma chupeta ou pomada anestésica para a gengiva.
O que fazer quando os dentinhos começam a nascer
Quando os dentes começarem a irromper, devem ser escovados com uma escova de cerdas macias e pasta de dente com flúor. O ideal é prestar bastante atenção para ver se a criança não engole o creme dental.
O excesso de contato com o flúor nessa fase da vida pode gerar anomalias bucais, como a fluorose.
Normalmente, para a realização desse processo, escova de dentes é substituída por uma dedeira com ponta de silicone e cerdas bem macias.
É importante ficar atento ao nascimento dos dentes das crianças. Também é indispensável levar os pequenos ao dentista assim que nasce o primeiro dente ou é detectada alguma anomalia na boca da criança.
Você pode acabar descobrindo alterações que nem sabia que existiam. E outra, quanto mais cedo o contato com a higiene bucal, melhor!
E agora que você sabe um pouco mais sobre o cisto de erupção, não precisa ficar tão espantado quando notar manchinhas mais avermelhadas ou azuladas na boca do seu filho. Mas lembre-se, o ideal é e sempre será consultar um profissional da área para obter um melhor diagnóstico.