Ciclagem térmica aplicada na área da odontologia

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Confira aqui a relação da ciclagem térmica com a área da odontologia

Dentro da área da odontologia, os profissionais sempre buscam por alternativas para melhorar a rotina de trabalho, bem como os atendimentos. A aplicação da ciclagem térmica é um exemplo disso.

Essa aplicação é promovida para garantir resultados odontológicos precisos e mais agradáveis. Mas, afinal, o que é a ciclagem térmica?

Ciclagem térmica é uma técnica utilizada para mudar as propriedades físicas e mecânicas de materiais odontológicos a partir de mudanças de temperaturas. Além disso, ela é utilizada durante procedimentos odontológicos.

Ficou interessado no assunto? Então pode ficar ligado neste artigo! Isso porque vamos tirar todas as suas dúvidas e curiosidades sobre a ciclagem térmica na odontologia. Vamos começar?

Usos da Ciclagem Térmica na Área da Odontologia

A técnica térmica é utilizada principalmente durante a produção de biomateriais e restaurações dentárias. Agora, que tal conhecer mais um pouco sobre esses materiais?

Os biomateriais são usados para a substituição, que pode ser parcial ou total, dos tecidos biológicos. Além disso, também podem ser usados durante a restauração e aumento dos mesmos tecidos.

Desse modo, os materiais regeneram e substituem a estrutura óssea. Mas por que a estrutura óssea precisaria do uso dos biomateriais?

Bom, a resposta é simples: na área da odontologia, os pacientes podem apresentar quadros clínicos de traumas e alterações bucais agressivas.

Por isso, os biomateriais são usados para recuperar a estética e funcionalidade da região afetada.

Além disso, a técnica térmica é utilizada junto às restaurações dentárias. Elas são uma alternativa de procedimento odontológico que permite a recomposição do dente depois de ter sofrido traumas, como uma fratura ou uma cárie.

Ainda, a restauração permite que o dente restabeleça as seguintes funções:

  • Forma natural;
  • Alinhamento; e
  • Estética.

Durante as restaurações, por exemplo, a técnica térmica é aplicada na determinação da microinfiltração.

Importante: a aplicação da técnica térmica é utilizada principalmente nas áreas da endodontia e da ortodontia.

A endodontia é a área da odontologia responsável pelo estudo da polpa dentária, dos tecidos periapicais e do sistema de canais radiculares.

Enquanto isso, a ortodontia é a área da odontologia que é responsável pela correção das posições dos dentes e ainda pelos ossos maxilares.

Desse modo, os ortodontistas, profissionais da área, acompanham e verificam alterações e má formação na arcada dentária.

Bom, agora que já conhecemos sobre as áreas da odontologia que mais aplicam a técnica térmica, vamos finalmente entender sobre as vantagens e benefícios dela.

Quais São as Vantagens da Técnica?

A técnica térmica utiliza temperaturas altas e baixas. Mas, por que isso?

Bom, a resposta é simples: com o aquecimento e resfriamento de materiais e instrumentos odontológicos, é possível mudar as propriedades físicas e mecânicas dos mesmos. Desse modo, a influência da ciclagem térmica permite:

  • Flexibilidade;
  • Resistência;
  • Estabilidade;
  • Durabilidade; e
  • Força.

Agora que você já sabe mais sobre o assunto, que tal marcar uma consulta com dentista de confiança? Assim, você pode descobrir mais sobre a ciclagem térmica e como ela impactou no seu quadro clínico.

Ramiro Murad
Ramiro Murad
Ramiro Murad Saad Neto, cirurgião-dentista com registro no Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CRO-SP) nº 118151, é graduado pela UNIC e residente em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial Facial no Sindicato dos Odontologistas de São Paulo (SOESP - SP). Possui habilitação em Harmonização Orofacial e também é gestor de clínicas e franquias odontológicas. Além disso, é integrante da equipe Bucomaxilofacial da Clínica da Villa, que está na Rua Eça de Queiroz, 467 - Vila Mariana, São Paulo - SP.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio
Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.
Agende uma consulta
Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

Simpatio 2021 © - Todos os Direitos Reservados

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.

Os conteúdos da Simpatio são escritos por jornalistas e possuem a supervisão e a aprovação de dentistas e de profissionais de saúde parceiros.