Certificado digital é um método prático para gestão em odontologia

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Confira aqui como adquirir um certificado digital e seus benefícios para a gestão da clínica do consultório

No ramo do empreendedorismo, o planejamento da gestão é essencial. Você, como profissional da odontologia que também está empreendendo, já pensou em diminuir as horas gastas com burocracias? Se a resposta for sim, que tal pensar sobre o certificado digital?

Um dos seus benefícios é a possibilidade de assinatura de documentos, notas fiscais e até contratos. E, tudo isso de maneira online. Mas, afinal, o que é o contrato digital?

O certificado digital é o meio de identificação de uma pessoa ou empresa diante dos órgãos públicos e fiscalizadores.

Neste artigo vamos tirar todas as suas dúvidas e curiosidades sobre a certificação digital. Vamos começar?

Tipos do Certificado Digital

Há dois tipos de certificados digitais. Eles são:

  • A1 – certificado A1 tem como principal característica a de ser um arquivo digital. Ele é instalado nos emissores de notas fiscais e em máquinas.
  • A3 – o certificado A3 tem como principal característica a de ser um dispositivo físico, parecido com token ou pen drive.

Você pode até estar se perguntando: será que o certificado tem validade? Bom, a resposta é sim!

Você precisa ficar de olho na validação do certificado. O certificado A1 tem validade de apenas 1 ano. Enquanto isso, o certificado A3 precisa ser revalidado depois de 1 a 3 anos.

Além da validade, os dois tipos de certificados têm diferenças marcantes entre si. A primeira, como vimos, é que o A1 é um arquivo digital, enquanto o A2 é físico.

Por esse motivo, o A1 sai na frente na questão de praticidade. Isso também porque o A1 você pode acessar em qualquer lugar, mas o A3 você precisa estar conectado a um computador.

Também, toda vez que você for acessar o A3, é necessário colocar a senha. Muitas pessoas consideram seguro, mas é preciso lembrar caso você passe o arquivo para terceiros, você também deve passar a senha.

Outra comparação é que o A1 se integra facilmente com um software de emissão de nota fiscal eletrônico. Por outro lado, o A3 tem dificuldade na hora de se integrar.

Como adquiro meu certificado?

O certificado agiliza os processos burocráticos da rotina odontológica. Por isso, muitos profissionais pensam em adquiri-lo. E para adquirir a certificação digital, você precisa comprar o certificado.

Mas, calma: antes de qualquer compra, você deve deve analisar se a obtenção do certificado faz sentido dentro do seu negócio.

Por isso, faça uma lista com pontos positivos e negativos sobre a compra. Caso você veja que vale a pena, a próxima etapa é pesquisar. A pesquisa para entender em qual empresa comprar o certificado é essencial.

Procure por empresas referências no mercado que tenham um atendimento de qualidade e que sejam confiáveis. Além disso, confira as tabelas de preços do certificado dessas empresas e veja qual se encaixa no seu investimento.

Agora que você já sabe tudo sobre o certificado digital, pesquise e compre um! Assim, você consegue planejar uma gestão na área da odontologia efetiva e segura.

Ramiro Murad Saad Neto

Ramiro Murad Saad Neto

Cirurgião-dentista graduado em Odontologia pela UNIC. Gestor de clínicas odontológicas e franquias. Residente em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial Facial no Sindicato dos Odontologistas de São Paulo (SOESP - SP). Habilitação em Harmonização Orofacial e integrante da equipe Bucomaxilofacial Dr. Carlos Eduardo Xavier na Clínica da Villa, em São Paulo. CRO - 118151

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

© All rights reserved

Simpatio 2018

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.