Ceratocisto odontogênico é uma neoplasia benigna

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Apesar de benigno, o cisto se caracteriza pela sua agressividade clínica

Infelizmente, o corpo humano pode desenvolver neoplasias. E a boca, infelizmente, é um dos lugares onde elas se desenvolvem com certa frequência. Um exemplo disso é o ceratocisto odontogênico.

Nunca ouviu falar nessa doença? Então acompanhe esse artigo até o final. Vamos conversar sobre o ceratocisto odontogênico, suas causas, sintomas, tratamento e prevenção!

O ceratocisto odontogênico é um cisto benigno, também chamado de tumor odontogênico ou queratocisto odontogênico.

Apesar de ser benigno, esse cisto é extremamente agressivo por seu crescimento acelerado e por invadir outros tecidos ao redor, incluindo ossos – até 80% dos casos ocorrem na mandíbula.

Esse cisto benigno é mais comum em jovens, entre 10 e 20 anos. No entanto, sua ocorrência continua significativa em pacientes com até 40 anos. Em alguns casos, esse cisto está associado a Síndrome de Gorlin.

Quais as causas do Ceratocisto Odontogênico?

O queratocisto odontogênico não tem causa definida. Muitos autores apontam que o cisto surge a partir dos restos celulares da lâmina dental.

A lâmina dentária é o tecido que dá origem aos dentes, formado ainda no útero materno durante a gestação. A partir daí, seu crescimento seria relacionado a fatores do próprio epitélio ou à atividade enzimática da parede cística.

Quais os sintomas do cisto?

O tumor odontogênico, normalmente, é assintomático. Ou seja, não oferece nenhum tipo de dor ou incomodo no paciente. O que costuma denunciar sua existência é seu tamanho e suas consequências nos tecidos ao redor.

Em alguns casos, a dor e o incomodo começam assim que o cisto passa a ocupar espaços já ocupados (como, por exemplo, as áreas onde estão as raízes dos dentes).

Outro fator que denuncia a existência deste cisto é assimetria facial do paciente. Por conta de seu tamanho e dependendo da sua localização, o paciente ou o dentista podem identificar a presença do cisto.

Qual o tratamento?

O ceratocisto odontogênico é diagnosticado através de exames de imagem, normalmente radiografias comuns, e por uma análise histológica.

Após realizar todos os exames necessários, com a certeza do diagnóstico, é feita uma cirurgia para remoção total do cisto.

No entanto, como o cisto se espalha pelos tecidos, nem sempre é possível remover todo o problema. Por isso, é feita uma cauterização na área, para evitar que o cisto volte depois de um tempo.

O cisto tem mais chances de voltar nos primeiros cinco anos. Porém, há casos em que o cisto retornou no mesmo lugar 40 anos após sua retirada.

Por conta disso, os pacientes devem ter acompanhamento constante, indo semestralmente para exames e, após os cinco anos, anualmente.

Existe prevenção para o ceratocisto?

O ceratocisto odontogênico não pode ser evitado com medidas simples, como a higiene bucal. No entanto, você pode garantir um diagnóstico rápido e tratamento mais eficaz se incluir visitas regulares ao seu dentista.

Peça para fazer uma bateria básica de exames para garantir que não existam problemas não-visível na sua boca.  Isso pode prevenir complicações futuras e identificar um ceratocisto odontogênico ainda em seu estágio inicial!

Yara Barreto

Yara Barreto

Formada em Odontologia pela Universidade de São Paulo (2008). Aluna de iniciação científica Pibic/Unicid da Universidade de São Paulo. Em 2009, concluiu estágio clínico em Ortodontia no Instituto Vellini, e em 2010, curso de planejamento Ortodôntico na Universidade Metodista. Concluiu em 2014 sua especialização em ortodontia e atua com ortodontia digital. Dentista na Odontoclinic e responsável técnica da OdontoImage.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

© All rights reserved

Simpatio 2018

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.