Cefalexina pode ajudar a combater infecções dentárias

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

O medicamento ainda age contra outras infecções do organismo humano

Quando um paciente chega ao consultório odontológico se queixando de dores na boca, pode ser que ele esteja sofrendo de infecção dental. Com isso, há o emprego da cefalexina na odontologia, recomendada pelo dentista.

Além dessa utilização odontológica, a cefalexina ainda possui uma série de funções. A substância pode auxiliar no tratamento de sinusites, otites, infecções de pele, infecções ósseas e até mesmo no trato urinário.

A cefalexina é um antibiótico pertencente ao grupo das cefalosporinas. O composto possui propriedades bactericidas, atuando para destruir todos os microrganismos responsáveis por algum processo infeccioso.

Cefalexina deve ser indicada pelo profissional da saúde

É importante ressaltar que, como todo medicamento, a cefalexina deve ser prescrita pelo profissional. Automedicar-se nunca é a melhor solução.

Ela pode ser facilmente encontrada nas farmácias, mas, para ser adquirida, é necessário apresentar uma receita médica.

Em algumas situações, dependendo do histórico do paciente e de alguns aspectos clínicos, o profissional encarregado pode solicitar a realização de testes de tolerância à cefalexina.

Quando a substância é usada com irresponsabilidade, o indivíduo pode apresentar alguns efeitos colaterais:

  • Fortes diarreias;
  • Vermelhidão da pele;
  • Dor abdominal;
  • Urticária;
  • Problemas para digerir os alimentos;
  • Gastrite.

Como posso tomar a Cefalexina?

Como é normal com qualquer antibiótico, a dosagem e o tempo de uso da cefalexina dependem bastante do tipo de inflamação que está sendo tratada.

No entanto, a dose máxima recomendada em pessoas adultas é de 4 g (4000 mg) por dia.

No caso das infecções dentárias, o ideal é que haja o paciente ingira 500 mg de 6 em 6 horas, durante um período de 7 a 14 dias.

O medicamento pode ser consumido com o estômago cheio ou vazio, não apresentando nenhuma diferença no resultado final do tratamento.

Quando a infecção no organismo requer uma dose muito alta de cefalexina, acima de 4 g diários, o ideal é que o profissional considere o uso de cefalosporina injetável.

Quando a Cefalexina não deve ser utilizada?

Por ser composto à base de cefalosporina, pessoas alérgicas a essa substância não devem utilizar o medicamento.

Fora isso, ele também é contraindicado para mulheres grávida. A exceção só deve acontecer quando há a indicação de um especialista.

Quanto ao uso do remédio por idosos, não existem recomendações especiais ou advertências.

Interações medicamentosas da Cefalexina

Pacientes que fazem uso contínuo de anticoagulantes tem de se atentar, já que pode ocorrer uma elevação anormal de INR. Isso acontece porque a cefalexina aumenta o efeito anticoagulante, potencializando o efeito.

Multivitamínicos, principalmente aqueles que contêm zinco, diminuem a ação da cefalexina e não devem ser tomados ao mesmo tempo. Assim, a substância pode agir de maneira adequada em nosso organismo.

A metformina, quando tomada junto com a cefalexina, tem seus níveis sanguíneos elevados em cerca de 30%, aumentando os riscos do paciente desencadear algum efeito colateral.

Apesar disso, é válido dizer que a substância pode ser utilizada independentemente da alimentação do indivíduo.

Agora você já sabe tudo sobre a cefalexina, está preparado para combater as mais diversas infecções em seu organismo. Mas lembre-se: é fundamental possuir acompanhamento profissional.

Valdir de Oliveira

Valdir de Oliveira

Cirurgião-dentista graduado em Odontologia pela Universidade de Santo Amaro (UNISA). Pós-graduado em Ortodontia e Ortopedia dos Maxilares pela Sboom. Com especialização e mestrado em Implantodontia, habilitação em Harmonização Orofacial e Anatomia da Face. Professor nas áreas de Cirurgia Bucomaxilo Facial e Harmonização Orofacial. Voluntário há mais de 20 anos na Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais - ADRA Brasil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

© All rights reserved

Simpatio 2020

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.