Se não tratada, a cárie de esmalte pode trazer complicações irreversíveis
A cárie dental é o principal inimigo dos dentes. Ela é provocada principalmente pela má higiene bucal, e tem quatro estágios principais, a cárie incipiente, cárie de esmalte, cárie de dentina e infecção pulpar, conhecida como abscesso.
Inicialmente, na fase da cárie incipiente, aparecem algumas manchas brancas pouco visíveis. É durante a cárie de esmalte que a anormalidade começa a ficar mais evidente no dente.
A cárie de esmalte é um dos estágios que ocorre quando os ácidos formados pela placa bacteriana atacam e corroem o esmalte do dente. Assim, começam a aparecer lesões e cavidades no esmalte dental.
Pequenas manchas pretas também começam a surgir. Normalmente, nessa fase, a pessoa costuma não sentir dores, uma vez que o esmalte não possui terminações nervosas.
A importância de detectar a cárie de esmalte o quanto antes
Como dito antes, a cárie de esmalte não causa dor, mas mesmo assim pode ser identificada facilmente.
Começam a aparecer manchas pretas bastante aparentes e cavidades ou lesões que podem ser identificados quando passamos a língua no dente.
É fundamental detectar a cárie dental quando ela está nesse estágio. Isso porque nessa fase a cárie pode ser tratada sem que seja necessário realizar um tratamento mais agressivo.
Depois de atravessar o esmalte, a cárie chega a dentina. A dentina possui terminações nervosas, e isso faz com que o dente desenvolva uma alta sensibilidade, principalmente ao calor e ao frio.
O único tratamento aqui se dá pela remoção da parte careada do dente. Posteriormente é realizada uma restauração.
Em seguida, caso a cárie não seja tratada, ela atingirá a polpa do dente, causando uma infecção. Isso pode causar um abscesso (bolsa de pus),ocasionando dor intensa.
O processo de inflamação é irreversível, necessitando agora de um tratamento endodôntico (de canal) para para que o dente possa ser salvo.
Busque ajuda em casos de cárie
Uma pessoa pode não perceber o crescimento da cárie em sua boca, por isso, o recomendado é realizar consultas de rotina com o seu dentista.
Assim, você pode averiguar se está tudo certo com seus dentes, além de realizar a limpeza de rotina. Fundamental para a prevenção das cáries.
Como é feito o tratamento da cárie de esmalte
O momento ideal para tratar esse problema bucal é durante a fase da cárie de esmalte, antes de se iniciar o processo de dor. O procedimento pode ser realizado, principalmente, através de duas técnicas:
- Utilizar uma cureta, que é uma espécie de pequena colher. Realiza-se uma raspagem, e a cárie é retirada em fragmentos. Este procedimento não causa dor e não necessita de anestesia;
- Usar um gel que as vai amolecer e destruir a cárie. Este procedimento é feito a adultos e crianças mais sensíveis.
Agora você conhece os principais estágios da cárie.
É fundamental entender que a cárie de esmalte deve ser tratada o quanto antes para que não evolua. O tratamento da cárie na sua fase prematura é mais barato, e mantém a força original do dente.