PACIENTES

Cárie coronária tem um tratamento complicado?

Cárie coronária tem um tratamento complicado?

Parte do grupo de uma das complicações mais conhecidas, afeta na mastigação e causa dores nos pacientes

São muito comuns os casos de pacientes que chegam até o consultório com sintomas de cárie. E você sabia que existe mais de um tipo de cárie? Por exemplo, a cárie coronária.

O que irá de fato diferenciar e identificar se é realmente um quadro de cárie coronária é algum sintoma marcante, ou ainda, particularidades do paciente.

Cárie coronária é o processo de desmineralização dos dentes, que ocorre também nos outros tipos desse problema. Dessa forma, seu diferencial é que ela em específico, é o tipo responsável por corroer o esmalte dos dentes.

O que é a Cárie Coronária?

Elas são o tipo mais comum de manifestação de uma cárie dentária. Além disso, as crianças e adultos são os mais afetados por esse problema.

É muito comum que ela se manifeste principalmente nas regiões onde estão os músculos e ossos responsáveis pela mastigação. Porém, existem casos também que ela aparece no meio dos dentes.

Sua localização irá depender da situação em que o paciente se encontra.

Sintomas da Cárie Coronária

Assim como os outros tipos, os sintomas da cárie são muito parecidos e, têm como principal característica a dor e o incômodo nos dentes.

Dessa forma, atente-se caso perceber os seguintes sinais:

  • Dor que piora ao comer ou beber algo doce, frio ou quente;
  • Presença de furinhos em um ou mais dentes;
  • Manchas marrom ou brancas na superfície do dente;
  • Sensibilidade ao tocar num dente;
  • Gengiva inchada e dolorida.

Logo no começo, quando ela ainda está se manifestando, não apresenta sinais muito característicos e que possam ser facilmente identificados.

É nesse momento então que um diagnóstico rápido e exato seja feito por parte do dentista, possibilitando então que o tratamento comece cada vez mais cedo.

Além disso, uma boa rotina de higiene bucal ajuda na prevenção da cárie.

Como Diferenciar a Cárie Coronária?

Para entender melhor qual a diferença dela, é preciso conhecer quais são os principais tipos de cárie existentes, as particularidades de cada um e como se distinguem. São três deles, vamos conhecê-los

  1. Coronária: esse é o tipo mais comum e que pode afetar tanto crianças quanto adultos. Normalmente,está localizado então nas regiões onde está localizada a superfície de mastigação, que são as laterais de contatos entre os dentes;
  2. Cárie Radicular: devido ao local em que ela atua, é mais comum de se manifestar principalmente nos adultos e também nos idosos. Isto se deve ao fato de que, com o passar dos anos, a gengiva vai sofrendo então um movimento de retração, o que expõe as raízes dos dentes. Esta superfície não possui o esmalte para a proteção da dentina (como nas coroas), fazendo com que a cárie a deteriore mais rapidamente.
  3. Recorrente: como o próprio nome já diz, a cárie recorrente este é então o tipo que aparece novamente e ainda no mesmo lugar. Costuma ocorrer em locais que sofrem com um grande acúmulo de placa bacteriana, como por exemplo em volta das áreas de restaurações e coroas existentes.

Agora você já conhece a cárie coronária e os outros tipos de cárie! Continua navegando no site da Simpatio.

ACESSO RÁPIDO
    Silmara Alves Rozo Ducatti
    Silmara Alves Rozo Ducatti é cirurgiã-dentista graduada pela Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE) e especialista em Ortodontia pelo Sindicato dos Odontologistas de Mato Grosso do Sul (SIOMS). Possui registro no Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CRO-SP) nº 121811 e integra a equipe odontológica da RD Design Oral, que fica na Alameda Grajaú, 98 - sala 1207 - Alphaville, Barueri - SP.

    Leia também