Cárie coronária tem um tratamento complicado?

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Parte do grupo de uma das complicações mais conhecidas, afeta na mastigação e causa dores nos pacientes

São muito comuns os casos de pacientes que chegam até o consultório com sintomas de cárie. E você sabia que existe mais de um tipo de cárie? Por exemplo, a cárie coronária.

O que irá de fato diferenciar e identificar se é realmente um quadro de cárie coronária é algum sintoma marcante, ou ainda, particularidades do paciente.

Cárie coronária é o processo de desmineralização dos dentes, que ocorre também nos outros tipos desse problema. Dessa forma, seu diferencial é que ela em específico, é o tipo responsável por corroer o esmalte dos dentes.

O que é a Cárie Coronária?

Elas são o tipo mais comum de manifestação de uma cárie dentária. Além disso, as crianças e adultos são os mais afetados por esse problema.

É muito comum que ela se manifeste principalmente nas regiões onde estão os músculos e ossos responsáveis pela mastigação. Porém, existem casos também que ela aparece no meio dos dentes.

Sua localização irá depender da situação em que o paciente se encontra.

Sintomas da Cárie Coronária

Assim como os outros tipos, os sintomas da cárie são muito parecidos e, têm como principal característica a dor e o incômodo nos dentes.

Dessa forma, atente-se caso perceber os seguintes sinais:

  • Dor que piora ao comer ou beber algo doce, frio ou quente;
  • Presença de furinhos em um ou mais dentes;
  • Manchas marrom ou brancas na superfície do dente;
  • Sensibilidade ao tocar num dente;
  • Gengiva inchada e dolorida.

Logo no começo, quando ela ainda está se manifestando, não apresenta sinais muito característicos e que possam ser facilmente identificados.

É nesse momento então que um diagnóstico rápido e exato seja feito por parte do dentista, possibilitando então que o tratamento comece cada vez mais cedo.

Além disso, uma boa rotina de higiene bucal ajuda na prevenção da cárie.

Como Diferenciar a Cárie Coronária?

Para entender melhor qual a diferença dela, é preciso conhecer quais são os principais tipos de cárie existentes, as particularidades de cada um e como se distinguem. São três deles, vamos conhecê-los

  1. Coronária: esse é o tipo mais comum e que pode afetar tanto crianças quanto adultos. Normalmente,está localizado então nas regiões onde está localizada a superfície de mastigação, que são as laterais de contatos entre os dentes;
  2. Cárie Radicular: devido ao local em que ela atua, é mais comum de se manifestar principalmente nos adultos e também nos idosos. Isto se deve ao fato de que, com o passar dos anos, a gengiva vai sofrendo então um movimento de retração, o que expõe as raízes dos dentes. Esta superfície não possui o esmalte para a proteção da dentina (como nas coroas), fazendo com que a cárie a deteriore mais rapidamente.
  3. Recorrente: como o próprio nome já diz, a cárie recorrente este é então o tipo que aparece novamente e ainda no mesmo lugar. Costuma ocorrer em locais que sofrem com um grande acúmulo de placa bacteriana, como por exemplo em volta das áreas de restaurações e coroas existentes.

Agora você já conhece a cárie coronária e os outros tipos de cárie! Continua navegando no site da Simpatio.

Silmara Alves Rozo Ducatti

Silmara Alves Rozo Ducatti

Cirurgiã-dentista graduada pela Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE) e especialista em Ortodontia pelo Sindicato dos Odontologistas de Mato Grosso do Sul (SIOMS).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

© All rights reserved

Simpatio 2020

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.