Bolhas nos lábios indicam problemas na saúde bucal

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Fique atento para as bolhas nos lábios que podem aparecer na sua boca

Qualquer alteração na nossa boca é, em geral, facilmente notada. Algumas mudanças, como o aparecimento de bolhas nos lábios, são bem visíveis.

Elas podem indicar sinais de alteração na saúde bucal. Por isso, é importante prestar atenção na cor, tamanho e se elas são dolorosas. Mas, afinal, o que são bolhas nos lábios?

As bolhas nos lábios são lesões ou até infecções que podem ser causadas por bactérias, vírus e por colisões. Já que elas podem ter várias causas, é importante estar atento aos sintomas e fazer visitas a um profissional de confiança.

Doenças que causam as bolhas

As bolhas nos lábios da boca podem ser ocasionadas pelas seguintes doenças:

  • Herpes Labial: é causada pelo vírus herpes simples. A transmissão da doença é feita a partir do contato com pessoas que já apresentam o vírus presente no organismo. O vírus se manifesta nos períodos de imunidade baixa.

A) Sintomas: lesões avermelhadas pela boca, bolhas dolorosas nos lábios, bolhas amareladas e formigamento nas lesões, febre, dor de garganta e proliferação dos gânglios da garganta.
B) Tratamentos: procure por um clínico geral ou um dentista. É preciso lembrar que a pessoa irá carregar o vírus com ela para toda a vida. O paciente pode usar pomadas antivirais ou tomar comprimidos receitados pelo profissional para impedir os sintomas, como as bolhas.

  • Mucocele: é um cisto que se forma dentro ou perto da cavidade bucal. Ele não é contagioso e aparece a partir de algum machucado, mordida forte ou pelo rompimento de uma glândula salivar.

A) Sintomas: bolhas de poucos milímetros até 3 centímetros, indolores e com coloração transparente ou arroxeada.
B) Tratamentos: procure por um clínico geral ou por um dentista. Normalmente, a bolha vai desaparecer dentro de alguns dias. Mas, quando a bolha não para de crescer, é necessário fazer uma cirurgia rápida e simples para a retirada da glândula salivar envolvida.

  • Herpes Zoster: é causada pelo vírus Herpes simplex tipo 1. O paciente carrega o vírus para sempre no organismo.

A) Sintomas: bolhas, dores, formigamento, fadiga e vermelhidão pelo corpo.
B) Tratamentos: procure por um clínico geral. Ele irá prescrever medicamentos antivirais e analgésicos.

Como evitar a aparição das bolhas?

Algumas das doenças que deixam os lábios com bolhas têm sua origem na falta de cuidados com a higiene oral. Ter uma atenção com a saúde bucal se torna sempre necessária.

Por isso, separamos algumas dicas que podem ser essenciais para você!

Escove os dentes depois de acordar, depois das refeições e antes de ir dormir. Faça movimentos suaves e circulares em torno de todos os dentes. Lembre de que escovar a língua também é importante.

O uso do fio dental pelo menos uma vez ao dia é recomendado pelos dentistas. Não há necessidade de passar o fio de forma bruta, mas é preciso que você limpe todo o espaço ao redor do dente e na gengiva.

O seu dentista pode passar algum enxaguante bucal ideal para você manter e completar a limpeza bucal diariamente. Na hora da alimentação, também é preciso ter uma dieta regulada.

Com uma saúde bucal em dia e perfeita, você consegue evitar aquelas bolhas nos lábios que podem incomodar.

Ramiro Murad
Ramiro Murad
Ramiro Murad Saad Neto, cirurgião-dentista com registro no Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CRO-SP) nº 118151, é graduado pela UNIC e residente em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial Facial no Sindicato dos Odontologistas de São Paulo (SOESP - SP). Possui habilitação em Harmonização Orofacial e também é gestor de clínicas e franquias odontológicas. Além disso, é integrante da equipe Bucomaxilofacial da Clínica da Villa, que está na Rua Eça de Queiroz, 467 - Vila Mariana, São Paulo - SP.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio
Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.
Agende uma consulta
Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

Simpatio 2021 © - Todos os Direitos Reservados

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.

Os conteúdos da Simpatio são escritos por jornalistas e possuem a supervisão e a aprovação de dentistas e de profissionais de saúde parceiros.