Fique atento para as bolhas nos lábios que podem aparecer na sua boca
Qualquer alteração na nossa boca é, em geral, facilmente notada. Algumas mudanças, como o aparecimento de bolhas nos lábios, são bem visíveis.
Elas podem indicar sinais de alteração na saúde bucal. Por isso, é importante prestar atenção na cor, tamanho e se elas são dolorosas. Mas, afinal, o que são bolhas nos lábios?
As bolhas nos lábios são lesões ou até infecções que podem ser causadas por bactérias, vírus e por colisões. Já que elas podem ter várias causas, é importante estar atento aos sintomas e fazer visitas a um profissional de confiança.
Doenças que causam as bolhas
As bolhas nos lábios da boca podem ser ocasionadas pelas seguintes doenças:
- Herpes Labial: é causada pelo vírus herpes simples. A transmissão da doença é feita a partir do contato com pessoas que já apresentam o vírus presente no organismo. O vírus se manifesta nos períodos de imunidade baixa.
A) Sintomas: lesões avermelhadas pela boca, bolhas dolorosas nos lábios, bolhas amareladas e formigamento nas lesões, febre, dor de garganta e proliferação dos gânglios da garganta.
B) Tratamentos: procure por um clínico geral ou um dentista. É preciso lembrar que a pessoa irá carregar o vírus com ela para toda a vida. O paciente pode usar pomadas antivirais ou tomar comprimidos receitados pelo profissional para impedir os sintomas, como as bolhas.
- Mucocele: é um cisto que se forma dentro ou perto da cavidade bucal. Ele não é contagioso e aparece a partir de algum machucado, mordida forte ou pelo rompimento de uma glândula salivar.
A) Sintomas: bolhas de poucos milímetros até 3 centímetros, indolores e com coloração transparente ou arroxeada.
B) Tratamentos: procure por um clínico geral ou por um dentista. Normalmente, a bolha vai desaparecer dentro de alguns dias. Mas, quando a bolha não para de crescer, é necessário fazer uma cirurgia rápida e simples para a retirada da glândula salivar envolvida.
- Herpes Zoster: é causada pelo vírus Herpes simplex tipo 1. O paciente carrega o vírus para sempre no organismo.
A) Sintomas: bolhas, dores, formigamento, fadiga e vermelhidão pelo corpo.
B) Tratamentos: procure por um clínico geral. Ele irá prescrever medicamentos antivirais e analgésicos.
Como evitar a aparição das bolhas?
Algumas das doenças que deixam os lábios com bolhas têm sua origem na falta de cuidados com a higiene oral. Ter uma atenção com a saúde bucal se torna sempre necessária.
Por isso, separamos algumas dicas que podem ser essenciais para você!
Escove os dentes depois de acordar, depois das refeições e antes de ir dormir. Faça movimentos suaves e circulares em torno de todos os dentes. Lembre de que escovar a língua também é importante.
O uso do fio dental pelo menos uma vez ao dia é recomendado pelos dentistas. Não há necessidade de passar o fio de forma bruta, mas é preciso que você limpe todo o espaço ao redor do dente e na gengiva.
O seu dentista pode passar algum enxaguante bucal ideal para você manter e completar a limpeza bucal diariamente. Na hora da alimentação, também é preciso ter uma dieta regulada.
Com uma saúde bucal em dia e perfeita, você consegue evitar aquelas bolhas nos lábios que podem incomodar.