Bloqueio palatino maior anestesia regiões da boca

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Confira como é realizado o bloqueio palatino maior na área da odontologia

Durante alguns procedimentos odontológicos, os profissionais da área precisam utilizar técnicas anestésicas. Um exemplo disso é o bloqueio palatino maior.

Os cirurgiões-dentistas realizam o bloqueio palatino maior em casos clínicos que envolvam os tecidos palatinos. É importante saber que esse bloqueio é local, por isso o paciente só sentirá os efeitos da anestesia na área.

O bloqueio palatino maior é uma técnica anestésica odontológica a qual envolve a porção posterior do palato duro.

Curiosidade: esta técnica também é conhecida como bloqueio do nervo palatino maior.

Indicações Para o Bloqueio Palatino Maior

Como já vimos, a anestesia do nervo palatino maior é indicada para os casos que envolvem os tecidos palatinos. Mas quais casos são esses? Bom, a resposta é simples: as exodontias.

Também conhecidas como extrações dentárias, as exodontias representam os procedimentos odontológicos cirúrgicos de remoção de um ou mais dentes.

Para saber se você precisa de uma extração, é ideal marcar uma consulta com o dentista de confiança.

Dessa forma, o profissional consegue realizar exames de diagnósticos para ter a certeza se você realmente precisa retirar algum elemento dentário ou não.

Como Funciona o Procedimento de Bloqueio?

O objetivo do bloqueio é anestesiar o nervo palatino maior. Dessa forma, as seguintes áreas serão anestesiadas:

  • Tecidos moles da região; e
  • Porção posterior do palato duro.

Importante: a anestesia se limita de forma medial na linha média, bem como na parte anterior ao primeiro pré-molar.

A anestesia odontológica é aplicada a partir de uma agulha curta com calibre 27. Ela é injetada após o profissional secar a mucosa.

A área de introdução da agulha corresponde à região do forame palatino maior. Dessa forma, o profissional posiciona a agulha e introduz a uma profundidade de 4mm, aproximadamente.

Na maioria dos casos, o profissional injeta uma quantidade de 0,25 a 0,5 ml de solução de anestésico. Após retirar a agulha, o profissional deve esperar cerca de 3 a 5 minutos para o anestésico começar a fazer efeito no organismo.

Assim que começar o efeito anestésico, o paciente sente a região adormecida. Então, o dentista pode continuar com o procedimento odontológico de exodontia.

Curiosidade: o procedimento de bloqueio é considerado uma das principais técnicas anestésicas da maxila.

Riscos da Técnica Anestésica do Bloqueio

Em alguns casos, a anestesia traz riscos para o paciente. Um exemplo é a isquemia.

Alguns pacientes podem apresentar a redução do fluxo sanguíneo na região anestesiada. Além disso, os pacientes podem manifestar a necrose dos tecidos moles palatinos.

Essas situações ocorrem por conta da solução anestésica aplicada em excesso no organismo. Outra causa para esses quadros é a injeção de soluções anestésicas com alta concentração de vasoconstritor.

Os profissionais precisam ser treinados para realizar a anestesia odontológica. Com isso, ele evita traumas na região anestesia, além de evitar qualquer efeito colateral da aplicação.

Marque uma consulta com o profissional de confiança e converse com ele sobre o procedimento de bloqueio palatino maior. Dessa forma, você fica mais tranquilo e consegue passar pelo tratamento de forma segura.

Silmara Alves Rozo Ducatti

Silmara Alves Rozo Ducatti

Cirurgiã-dentista graduada pela Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE) e especialista em Ortodontia pelo Sindicato dos Odontologistas de Mato Grosso do Sul (SIOMS).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

© All rights reserved

Simpatio 2020

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.