Anfotericina B é aplicada como tratamento odontológico

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Confira aqui como a anfotericina B é utilizada na área da odontologia

Algumas alterações graves no nosso organismo são causadas por fungos. Por isso, é preciso conhecer métodos de tratamentos que eliminem esses agentes do nosso corpo. O uso da anfotericina B é um exemplo de tratamento.

O uso com esse remédio é indicado a partir da avaliação do quadro clínico do paciente. Por isso, é importante a consulta a um profissional da área da saúde para o diagnóstico. Mas, afinal, o que é a anfotericina B?

A anfotericina B é um medicamento com ação antifúngica. Ele é aplicado pelo profissional por meio da infusão intravenosa lenta.

Neste artigo iremos tirar todas as suas dúvidas sobre o uso do medicamento anfotericina B na odontologia.

Quais são as indicações e contraindicações?

Como já vimos, a anfotericina B é um remédio antifúngico. Desse modo, ele é indicado como tratamento em pacientes com quadro clínico de infecções fúngicas. Assim, o remédio é indicado nos seguintes casos:

  • Aspergilose;
  • Candidíase disseminada;
  • Coccidiodomicose;
  • Criptococose;
  • Endocardite fúngica;
  • Endoftalmite candidiásica;
  • Infecções intra-abdominais;
  • Septicemia fúngica;
  • Esporotricose disseminada;
  • Infecções fúngicas das vias urinárias;
  • Meningoencefalite
  • Amebiana primária;

A indicação do anfotericina B na odontologia é para o paciente com problemas bucais causados pelos fungos. Alguns desses problemas são:

Mas é preciso ficar atento para as contraindicações. Assim, o medicamento não é recomendado para pacientes com alergia aos componentes do medicamento.

Além disso, o medicamento não é recomendado para pacientes com insuficiência renal.

Reações adversas da anfotericina B

As reações ao medicamento podem se manifestar de forma diferente em cada paciente. No entanto, elas estão relacionadas com a dose e com a duração do tratamento.

Alguns dos efeitos colaterais do anfotericina B apresentados na bula são:

  • Febre;
  • Perda de peso;
  • Eritema;
  • Dores generalizadas; e
  • Enxaqueca.

Assim que você sentir algumas das complicações do medicamento, procure pelo médico ou cirurgião-dentista para o acompanhamento.

Cuidados durante o tratamento

Antes de consumir o remédio, tenha em mãos a orientação do seu dentista. Assim, você entende quantas vezes ao dia você deve tomar, o melhor período para o consumo e também até quando o tratamento vai durar.

Além da leitura da orientação, ou seja, da prescrição, você precisa ler a bula. Isso é ideal para um tratamento completo e de sucesso.

Ao observar a bula, você entende os possíveis efeitos colaterais do remédio, qual a composição e posologia do medicamento. Inclusive, fique atento para as contraindicações e possíveis cenários de emergências médicas.

Dica: veja se a bula indica parar com bebidas alcoólicas durante o período de uso do antifúngico.

E durante o tratamento, não esqueça de cuidar da saúde bucal. Desse modo, você evita complicações na infecção e até outros problemas bucais.

Por isso, faça a escovação como o dentista indicou, passe o fio dental e o enxaguante bucal. Cuide da alimentação e se mantenha hidratado!

Por fim, faça visitas regulares ao dentista de confiança. Assim, o profissional consegue fazer o acompanhamento do tratamento e conferir se a anfotericina B está fazendo o efeito desejado.

Ramiro Murad Saad Neto

Ramiro Murad Saad Neto

Cirurgião-dentista graduado em Odontologia pela UNIC. Gestor de clínicas odontológicas e franquias. Residente em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial Facial no Sindicato dos Odontologistas de São Paulo (SOESP - SP). Habilitação em Harmonização Orofacial e integrante da equipe Bucomaxilofacial Dr. Carlos Eduardo Xavier na Clínica da Villa, em São Paulo. CRO - 118151

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

© All rights reserved

Simpatio 2020

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.