Água do equipo odontológico pode ser fonte de contaminação microbiana

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Entenda como ocorre a contaminação do equipo odontológico e quais cuidados tomar com o equipamento

Todo cirurgião-dentista sabe a importância da manutenção e esterilização adequada dos equipamentos odontológicos. No entanto, você já parou para pensar na possível contaminação da água do equipo odontológico?

Isso mesmo! A água do equipo odontológico pode ser uma fonte de contaminação, se não for submetida aos cuidados necessários e controle de infecção. Sendo este meio considerado o segundo maior fator contaminador na odontologia.

A água do equipo odontológico é utilizada para auxiliar nos procedimentos e tratamentos dentários, realizando a lavagem do ambiente oral.

Como a Água do Equipo Odontológico Pode Ser Contaminada?

sistema de água do equipo odontológico já contém, normalmente, um pequeno número de microrganismos, uma vez que é a mesma consumida pela população.

De acordo com a portaria nº 518 do Ministério da Saúde,  o Brasil aceita água com qualidade potável até 500 UPC/mL. Contudo, o nível de água contaminada no equipo odontológico relatado na literatura é alarmante.

A contaminação da água é gerada por meio desse pequeno número de microrganismos presente na água de estabelecimento público que, por sua vez, forma um biofilme microbiano na parede de linha d’água do equipo.

Como esse pequeno número de microrganismos pode se tornar uma população numerosa de bactérias?

Acontece que a linha d’água, ou mangueira, do equipo odontológico é um tubo flexível.

Esse tipo de sistema, assim como grande parte das superfícies sólidas, quando em contato com a água, serve de morada para a comunidade de microrganismos, chamada de biofilme.

Quando o biofilme se instala ali, sua remoção torna-se muito complicada. Uma vez que trata-se de um ecossistema complexo com diversas características diversas em relação às formas originais.

Assim, tornam-se resistentes à agentes antimicrobianos. Sua remoção só é possível por meios mecânicos e físicos.

Como um Paciente é Contaminado Pela Água do Equipo?

É simples. O desenvolvimento do biofilme na linha d’água faz com que os microrganismos sejam liberados dentro da água e, consequentemente, diretamente na boca dos pacientes durante a realização de procedimentos.

No decorrer da prática clínica, a água contaminada pode ser ingerida pelo paciente ou entrar em contato com a mucosa e dentes.

Fora isso, também é possível a ocorrência de acesso direto ao tecido conjuntivo, alcançando o sistema circulatório do paciente. O maior risco de contaminação microbiana se dá no atendimento de pessoas imunocomprometidas.

Quais Cuidados Devo Tomar?

  1. Especialmente durante cirurgias, a água usada no equipo deve ser esterilizada ou destilada;
  2. Inclua um suprimento adicional de cloro à água utilizada no reservatório do equipamento, na proporção de 0,3 ml de hipoclorito de sódio a 1% para 500 ml de água, conforme orienta a ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária);
  3. Acione as peças de mão por aproximadamente 20 segundos para que a água flua nos equipamentos, após cada atendimento e no início e final do dia.
  4. Esterilize as peças de mão adequadamente;
  5. Realize a limpeza do reservatório de água mensalmente com água, sabão e desinfete com hipoclorito de sódio a 1% por 30 minutos. Enxágue abundantemente.

Todo cuidado é pouco para manter a água do equipo odontológico sempre adequada para a realização dos procedimentos odontológicos, especialmente quando falamos em biossegurança.

Silmara Alves Rozo Ducatti

Silmara Alves Rozo Ducatti

Cirurgiã-dentista graduada pela Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE) e especialista em Ortodontia pelo Sindicato dos Odontologistas de Mato Grosso do Sul (SIOMS).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!