Abramge – Associação Brasileira de Planos de Saúde: o que é?

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Facilitando a vida dos pacientes, tem um grande reconhecimento no mercado da medicina de grupo

Se você já procurou um plano odontológico, sabe a quantidade de burocracias existentes e o número de opções no mercado, certo? A Abramge surgiu para facilitar esse tipo de serviço.

Sendo benéfica tanto para as empresas e operadores, quanto para os pacientes, a Abramge tem recebido muitos elogios em todos seus anos de mercado.

Do nome Associação Brasileira de Medicina de Grupo, a Abramge é uma associação que tem como principal objetivo agregar as mais diversas empresas prestadoras de serviços de plano de saúde.

Ela garante o atendimento diferencial na questão de urgências e emergências para pacientes fora da área de cobertura.

O Que é a Abramge?

Assim como já explicamos, o objetivo da Abramge é conectar os pacientes que estejam fora de um radar em que possam ser atendidos pelo seu plano, com as empresas associadas.

Por isso, a qualquer urgência que você tenha ou emergência de saúde que venha a ocorrer e você não esteja em um local com hospitais e clínicas cobertas pelo seu convênio, ela pode ser uma ótima opção.

Ela foi fundada no dia 8 de Agosto de 1966 e sua caminhada por muitas vezes já foi confundida com o crescimento dos planos de saúde no Brasil.

Além disso, é uma entidade que não conta com nenhum fim lucrativo.

Porém, o que os fundadores perceberam foi uma necessidade de propagar cada vez mais o sistema privado de prestação de serviços médicos com qualidade.

Juntamente com o objetivo de atender muito bem os pacientes, ela trabalha com os órgãos federais, estaduais e municipais, atuando no território nacional.

Hoje em dia, já cobre mais de 20 milhões de beneficiários, ou seja, 30% dos 70 milhões de clientes da Saúde Suplementar Brasileira.

A associação engloba ainda o Sindicato das Empresas de Medicina de Grupo e o Sindicato das Empresas de Odontologia de Grupo.

Quem Tem direito à Abramge?

Sem restrições, todos os beneficiários de um plano de saúde que seja administrado por uma empresa de medicina de grupo que esteja associada à associação.

Porém, só terá direito desde que a situação se caracterize como urgência e/ou emergência em trânsito, estando ainda nas primeiras 12 horas.

Caso passe desse período, o atendimento não poderá ser iniciado.

Porém, em casos de seguimento no socorro, por exemplo uma internação hospitalar, o paciente deve recorrer a um serviço vinculado ao plano de saúde na região.

Se outras dúvidas surgirem, por meio do SAC da ABRAMGE mais informações podem ser obtidas, principalmente as com relação à área de abrangência do seu convênio e quais hospitais e clínicas estão ligados ao seu plano.

Quais os Custos da Abramge?

Um serviço tão eficaz e útil, você com certeza deve estar se perguntado o quão caro será para se credenciar, não é mesmo?

Pois bem, para a sua surpresa, caso seja de fato uma situação caracterizada como urgência e emergência, não haverá nenhum custo de atendimento, caso você já tenha um plano do círculo.

Apenas a cobrança comum desse círculo é necessária, que será então enviada ao beneficiário, sem que ele precise desembolsar nenhum dinheiro no ato do atendimento.

E se eu estiver em uma área que não possui serviços pela Abrange? Como devo proceder?

Bom, nesse caso um atendimento particular é o que está disponível. Porém, as despesas médicas serão reembolsadas, tendo como base uma tabela específica que é de responsabilidade do convênio.

Os reembolsos são avaliados por um setor de Auditoria do Plano de Saúde. Para que o usuário posso pedir reembolso ele precisa então que um boletim de atendimento seja entregue no momento, contendo:

Por isso, atente-se sempre se os profissionais entregaram tudo o que você precisa. Caso algo esteja faltando, o ideal é solicitar você mesmo os documentos necessários.

É fundamental lembrar também que, todas estas documentações devem constar carimbo e assinatura do médico que lhe atendeu.

  1. Onde posso conseguir o número da minha matrícula e carteirinha? No SAC da própria Abramge;
  2. Quero utilizar o serviço mas o ocorrido não possui caráter de urgência e agora? O beneficiário deverá procurar uma rede credenciada com sua operadora. Caso faça no particular, não caberá o reembolso;
  3. Como utilizar o serviço? Ao se encontrar em uma situação que caracteriza o necessário, ligue para a Central de Atendimento ABRAMGE.

Como Associar-se à Abramge?

Depois de todos os benefícios que citamos aqui e conhecer como funciona a Abramge, você com certeza ficou interessado em se associar, certo?

O necessário para fazer parte e ter acesso aos serviços aos associados é simples, porém exige alguns documentos e burocracias. Desse modo, basta ter:

  • Modelo de “Pedido de Filiação à ABRAMGE” para ser elaborado por V.Sas.;
  • Mdelo de “Carta de Apresentação” para indicação de empresas já associadas;
  • Questionário para ser devolvido devidamente preenchido;
  • Estatuto Social, para conhecimento de V.Sas.;
  • Orientação quanto à Contribuição Associativa;
  • Regulamento do Sistema de Atendimento Nacional ABRAMGE e Orientações.
  • Modelo de “Pedido de Filiação ao SINAMGE”, para ser elaborado por V.Sas.
  • Estatuto Social para conhecimento de V.Sas.
  • Modelo de “Pedido de Filiação ao SINOG”, para ser elaborado por V.Sas.;
  • Estatuto Social para conhecimento de V.Sas.;
  • Apresentação do Sinog;
  • Modelo de carta de Apresentação;
  • Questionário do Sinog;
  • Quadro demonstrativo de Diretores;

As principais empresas do ramo da medicina de grupo que estão associadas e que a associação representa seus interesses, estão ligadas a órgãos oficiais, como:

  • ANS
  • Ministério da Saúde
  • Congresso Nacional
  • Justiça
  • Entidades de classe

Além disso, outro diferencial e benefício é que, as empresas que são filiadas a ela, contam com um programa que presta atendimentos 24h por dia.

Dessa forma, permite então que os beneficiários dos planos de empresas associadas possam ter suas dúvidas sanadas e acesso a qualquer informação em um momento de urgência e em trânsito.

Informações diárias e semanais são sempre enviadas e estão disponíveis para manter seus associados muito bem atualizados sobre tudo.

Eventos, educação continuado por meio da Universidade Corporativa Abramge, campanhas de prevenção de saúde e muito mais são alguns dos conteúdos que estão disponibilizados.

Silmara Alves Rozo Ducatti

Silmara Alves Rozo Ducatti

Cirurgiã-dentista graduada pela Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE) e especialista em Ortodontia pelo Sindicato dos Odontologistas de Mato Grosso do Sul (SIOMS).

Compartilhe sua opinião

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!