CLÍNICAS

Gestão em odontologia é importante para manter negócio

Gestão em odontologia é importante para manter negócio

Confira aqui a importância da gestão em odontologia para clínicas e consultórios

Dentro do mercado odontológico, investir na gestão em odontologia é essencial para conseguir lucro e promover o melhor atendimento para o paciente e para o seu cliente.

Por isso, ter noções da gestão em odontologia é necessária. Você pode fazer cursos ou aprender na rotina da profissão. Mas o importante é saber balancear todas as funções para manter a clínica ou o consultório em alta.

Gestão em odontologia é uma estratégia empresarial com o objetivo de impulsionar o negócio no mercado. Para ter sucesso, o dentista precisa ter noção do negócio. Seja para contratar profissionais ou fazer ele mesmo a gestão.

Por isso, neste artigo iremos tirar todas as suas dúvidas sobre a gestão em odontologia. Vamos começar?

Como investir na gestão em odontologia?

Já adiantamos que as principais dificuldades enfrentadas pelos dentistas nas clínicas e em consultórios na hora da gestão são:

  • Ter muita pressa na hora de fazer o planejamento;
  • Não conhecer o que os pacientes acham do seu produto;
  • Dificuldade em fazer conexões dentro da área de Marketing e nem da área de Odontologia;
  • Desconhecer o produto da sua marca;
  • Não reconhecer os pontos a serem melhorados;
  • Falta de investimento financeiramente no plano;
  • Não estar preparado para lidar com crises internas e externas;
  • Desconhecer a sua concorrência;
  • Não inovar;
  • Não ter uma equipe preparada; e
  • Não conhecer o seu cliente.

Com essa lista, conseguimos ver que a administração de consultório odontológico ou clínica não é simples! Por isso, é essencial um planejamento e tomada de decisão cuidadosos.

Promova o seu marketing odontológico!

Uma das formas de promover a gestão na odontologia é saber investir no marketing.

O marketing odontológico é uma estratégia empresarial com o objetivo de otimizar os lucros e atrair mais clientes dentro do espaço. Nessa área, é preciso entender como o público-alvo se comporta.

Você deve ter em mente que precisa estar preparado financeiramente e estar ciente do tempo que irá investir fazendo o plano.

Um dos primeiros passos é você determinar qual é a sua persona. Ou seja, qual o perfil do seu cliente. Determine idade, a renda, a profissão, os hobbies e as metas da sua persona.

Só assim você conhecerá sobre o que ela procura dentro da área de odontologia.

Além disso, prepare a sua equipe para lidar com questões internas e externas do consultório. Treinamentos de como lidar com o público e concorrentes são recomendados.

É necessário que você conheça o produto que vai oferecer ao seu público. Saiba os pontos fortes e os que precisam ser melhorados. Não tenha pressa! Faça com calma e mantenha o foco.

Tenha noção de como se aproximar do seu público. Tente produzir conteúdos para as redes sociais, veículos locais e faça conexões.

O seu marketing só será um sucesso quando você conseguir manter um equilíbrio entre todos os pontos do plano.

Com o fortalecimento do marketing odontológico, o profissional odontológico consegue atender de forma otimizada o paciente e o seu cliente.

Devo investir em cursos de gestão?

Para se aprofundar em como administrar uma clínica odontológica ou um consultório, você pode investir em cursos de gestão em odontologia.

O principal objetivo do curso é ampliar a sua visão estratégica e empresarial. Assim, você consegue fazer planos mais concisos, metódicos e econômicos.

Pesquise o curso que melhor se assemelha ao seu perfil. Por isso, leve em consideração alguns critérios para a escolha do curso, como:

  • Preço do curso;
  • Matérias ensinadas; e
  • Carga horária.

Após o curso, você estará ainda mais capacitada para atuar na área da gestão em odontologia. Assim, você conquista mais nome e espaço no mercado para o seu consultório ou clínica.

ACESSO RÁPIDO
    Ramiro Murad
    Ramiro Murad Saad Neto, cirurgião-dentista com registro no Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CRO-SP) nº 118151, é graduado pela UNIC e residente em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial Facial no Sindicato dos Odontologistas de São Paulo (SOESP - SP). Possui habilitação em Harmonização Orofacial e também é gestor de clínicas e franquias odontológicas. Além disso, é integrante da equipe Bucomaxilofacial da Clínica da Villa, que está na Rua Eça de Queiroz, 467 - Vila Mariana, São Paulo - SP.

    Leia também