Veja tratamentos para curar o seu dente inflamado
Dor e desconforto na boca pode ser sinal de dente inflamado. Apesar de muitas pessoas ignorarem os sinais de inflamação, é preciso ficar atento. A inflamação no dente pode causar incômodos na rotina, mas também pode indicar problemas mais graves e severos para a saúde bucal.
O dente inflamado pode evoluir e manifestar reações em outros lugares do corpo. Assim, o paciente pode apresentar inchaço abaixo dos olhos e dificuldades na hora de engolir ou respirar.
Dente inflamado é o resultado de uma cárie sem tratamento e que se aprofundou no interior do dente. Ela atinge a polpa do dente, ou seja, o nervo, e causa de dores, inchaços e até febre.
Muito comum, a inflamação no dente tem tratamento simples. Mas, em casos mais extremos, o paciente precisa extrair o dente ou fazer um tratamento de canal. É ideal procurar o seu dentista de confiança assim que algum sintoma do dente inflamado se manifestar. Fique atento para as alterações.
Quais sintomas de dentes inflamados?
Qualquer alteração na cavidade bucal é sinal de alerta. Tome cuidado com as mudanças manifestantes que indicam dente inflamado. Entre os sintomas que indicam dentes inflamados, estão:
- Inchaço;
- Inflamação na gengiva;
- Dor forte e regular;
- Dores ao toque;
- Sensibilidade ao toque;
- Dente inflamado com pus;
- Desconforto após refeições com alimentos frios ou quentes; e
- Febre.
O que causa dente inflamado?
Ele é causado pelo não tratamento de uma cárie. Ela se expande e chega até o nervo. Assim, a reação do corpo é inflamar o dente. Essa é a causa mais comum, porém o dentista pode realizar exames clínicos e radiográficos para um diagnóstico mais preciso.
Principais tratamentos
Os tratamentos para evitar e aliviar dor de dente inflamado vão dos mais simples até os mais complexos. Tudo dependerá do acordo entre dentista e paciente, e do grau da inflamação no dente.
Fazer bochechos regulares de água morna e sal é um processo aconselhado por dentistas. O paciente deve ter cuidado na região e nos arredores da inflamação. Isso ajuda na remoção dos restos de alimentos pós-refeição e acalma a inflamação.
Também é recomendado o uso de um pano úmido e gelo. Eles devem ser aplicados com cuidado na bochecha do lado que está inflamado. O ideal é a repetição do processo a cada 3 horas, com a aplicação durante 20 minutos.
É preciso que o paciente visite um dentista regularmente e tenha consultas para um tratamento adequado. O dentista pode indicar remédios quando a dor no dente fique muito forte e atrapalha nas atividades do cotidiano. Alguns dos remédio indicados são: Dipirona, Ibuprofeno e Paracetamol.
Em casos mais agressivos, a inflamação do dente não consegue ser tratada com remédios. Nessas situações, a parte inflamada não pode ser recuperada porque a lesão está muito profunda. Então, é necessária a extração do dente inflamado ou até um tratamento de canal.
No tratamento de canal do dente inflamado, o dentista passará o caso para um endodontista. O profissional abrirá o dente inflamado, tirará o nervo irrecuperável, limpará o interior e arredores da área comprometida e preencherá o espaço não preenchido com um material específico. Assim, a entrada de bactérias é quase nula e a região pode ser curada.