PACIENTES

Cuide da mucosa jugal para evitar lesões e doenças

Cuide da mucosa jugal para evitar lesões e doenças

Confira aqui a importância de cuidados com a mucosa jugal para a saúde bucal

Existem diversas estruturas na boca que podem sofrer alterações que comprometem a saúde. Elas recebem diferentes nomes e tem diferentes funções. Um dos exemplos é a mucosa jugal.

Neste artigo iremos descobrir mais sobre a mucosa jugal. Mas primeiro, vamos entender sua localização no interior da boca e sua definição.

Mucosa jugal é a parte interna das bochechas. Ela é um revestimento com aspecto úmido.

Alterações da mucosa jugal

Algumas alterações que podem se manifestar na nossa mucosa são:

  • Candidíase oral pseudomembranosa: é uma infecção. Ela é marcada por placas brancas que podem deixar a mucosa sangrando;
  • Candidíase oral hiperplásica: é uma infecção crônica;
  • Leucoplasia: lesão pré-maligna. Ela é marcada por placas brancas ou acinzentadas. Além disso, elas podem ser finas ou rugosas;
  • Leucoplasia pilosa: ela é marcada por placas brancas ou acinzentadas.  Além disso, elas têm um aspecto piloso;
  • Líquen plano reticular: doença inflamatória crônica e benigna. É marcada por estrias brancas. Normalmente não é dolorosa;
  • Líquen plano erosiva: doença inflamatória crônica e benigna. Normalmente é dolorosa;
  • Grânulos de fordyce: pequenas bolinhas brancas ou amareladas. Elas surgem de forma natural e não são dolorosas;
  • Pênfigo: é uma doença autoimune, portanto não é contagiosa, que ataca a pele e as mucosas do corpo humano. Pode aparecer em apenas uma região ou em várias ao mesmo tempo. Existem dois tipos de pênfigo: o pênfigo vulgar, que ataca pele e mucosas, e o pênfigo foliáceo, que ataca apenas a pele (esse é o “verdadeiro” Fogo Selvagem).
  • Lúpus eritematoso sistêmico: é uma doença autoimune. Ela é marcada por placas eritematosas. Elas podem ulcerar e são doloridas;
  • Glossodínea: conhecida como síndrome da boca dolorosa. É marcada por uma sensação de queimação na mucosa; e
  • Carcinoma de mucosa jugal: é um tipo de câncer de mucosa jugal.  É marcado por uma massa endurecida e que fica ulcerada. É normal o paciente ficar com a mucosa jugal inchada e dolorida

Opte pela prevenção da mucosa jugal

Não devemos esquecer da higiene oral. Assim, você consegue prevenir muitas alterações da mucosa da boca.

Portanto, escove os dentes 30 minutos depois das refeições e também antes de dormir. Faça movimentos suaves e que alcancem todos os lados do dente.

Escove a sua língua. Não faça movimentos bruscos para não causar alguma ferida.

Além disso, não esqueça de passar o fio dental pelo menos uma vez ao dia! Não precisa passar o fio de forma bruta, mas é preciso que você limpe toda a área ao redor do dente e perto da gengiva.

O seu dentista também pode passar algum enxaguante bucal ideal para você manter e completar a limpeza bucal todos os dias.

Na hora da alimentação, também é preciso ter uma dieta regulada. Por isso, consuma bastante vitaminas e nutrientes. Não esqueça de se manter hidratado sempre que puder.

Ainda, evite fumar e não exagere no consumo de bebidas alcoólicas.

Com uma higiene oral em dia, você pode manter uma saúde bucal agradável. Se previna e tenha um sorriso perfeito! Além disso, faça consultas regulares ao seu dentista de confiança e converse com o profissional sobre a mucosa jugal.

ACESSO RÁPIDO
    Ramiro Murad
    Ramiro Murad Saad Neto, cirurgião-dentista com registro no Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CRO-SP) nº 118151, é graduado pela UNIC e residente em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial Facial no Sindicato dos Odontologistas de São Paulo (SOESP - SP). Possui habilitação em Harmonização Orofacial e também é gestor de clínicas e franquias odontológicas. Além disso, é integrante da equipe Bucomaxilofacial da Clínica da Villa, que está na Rua Eça de Queiroz, 467 - Vila Mariana, São Paulo - SP.

    Leia também