Existem três tipos diferentes de alveoloplastias
Quando perdemos um dente, ele pode ser substituído por uma prótese dentária. Durante a colocação das próteses, o cirurgião-dentista realiza alguns procedimentos, incluindo a alveoloplastia.
Esse procedimento é recomendada para qualquer pessoa que tenha problemas de formação nos dentes ou que apresente dificuldades em sustentar implantes. Mas, afinal, o que é alveoloplastia?
A alveoloplastia prepara a boca para a colocação de uma prótese dentária. Sua principal finalidade é remodelar o rebordo ósseo que apresenta irregularidades ou alterar essa estrutura da boca para garantir a sustentação.
O rebordo ósseo alveolar é a estrutura da boca onde as raízes dos dentes estão alocadas. O procedimento retira uma parte do rebordo com o objetivo de facilitar os tratamentos que serão realizados em seguida.
Além da colocação de próteses, essa cirurgia pode ser necessária para extrair os dentes ou corrigir irregularidades.
A cirurgia também é recomendada para os pacientes que não tenham uma cobertura óssea forte o suficiente para a implantação de um implante. Por isso, sem a alveoplastia o novo dente poderia cair após algum tempo de uso.
Tipos de alveoloplastia
Como vimos, o procedimento pode ser realizada com diferentes objetivos. Por essa razão ele recebeu três classificações diferentes. Confira os três tipos de alveoloplastias:
- Compressão alveolar ou manobra de Chrompret – a largura do alvéolo é reduzida por meio de compressão da área;
- Alveoloplastia simples – é feita na cavidade que teve o dente extraído, diminuindo as aberturas entre a gengiva e os dentes adjacentes;
- Alveoloplastia cortical vestibular – limita a tábua cortical, o que ajuda a colocar o implante dentário. No entanto, não é muito empregado atualmente porque pode causar alguns efeitos colaterais durante a redução de gengiva.
Como é feito o procedimento
Para realizar a alveoloplastia o paciente deve passar por exames e apresentar o histórico hospitalar. Afinal, o dentista precisa estar por dentro de todos os detalhes antes do procedimento. E assim, evitando qualquer complicação.
Essa cirurgia é realizada com anestesia local para evitar incômodos durante o procedimento. Os efeitos colaterais podem surgir um ou dois dias depois com algum desconforto.
O primeiro passo é o deslocamento do retalho por meio de uma pequena incisão de um dente de cada lado do local da intervenção. Em seguida, o profissional fará a remoção total ou parcial da cortical óssea.
A próxima etapa é conhecida como limagem que, com limas próprias para o osso, deixa o contorno ósseo regular. Na sequência, são feitos curetagem, irrigação e, se for preciso, gengivoplastia. Por fim, é realizada a sutura.
É recomendado que após o procedimento pré-protético, o paciente permaneça em repouso por um dia e tome medicamentos prescritos para total recuperação.
O valor cobrado pela alveoloplastia pode variara de acordo com o local onde a cirurgia é realizada, o profissional, a cidade e o estado brasileiro em que o procedimento é feito, bem como o contexto do tratamento.
Geralmente, os dentistas costumam cobrar um valor que se inclui em tratamentos a longo prazo, como a colocação de implantes e remodelamento da dentadura.
Por isso, fique atento. Se você precisar de um implante poderá passar também por uma alveoloplastia. Em caso de dúvidas sobre o procedimento, converse com seu dentista de confiança!