A doença pode se manifestar de quatro formas diferentes
Você já deve estar craque no assunto DTM (disfunção temporomandibular) de tanto que falamos dela por aqui, não é mesmo? Mas hoje iremos de uma forma específica de manifestação da doença, a miosite.
A miosite é uma ocorrência extremamente rara da DTM. O interessante é que essa anomalia pode agir em diversas partes do corpo, não se limitando unicamente a nossa articulação temporomandibular.
A miosite se manifesta a partir de uma inflamação muscular, que causa o enfraquecimento desses tecidos. Isso ocorre devido a uma proliferação anormal do tecido fibroso, o que pode formar uma grande quantidade de ossos dentro de nossos músculos.
A doença não possui predileção por idade, mas costuma acometer principalmente o sexo masculino.
Sintomas da miosite
Como já dissemos, a miosite ossificante não atua apenas em nossa ATM, podendo se manifestar nas mais diversas partes do corpo humano.
Alguns sintomas estão relacionados à essa doença, eles geralmente incluem:
- Fraqueza muscular;
- Dor constante no músculo;
- Perda de peso;
- Febre;
- Irritação;
- Perda de voz ou voz anasalada;
- Dificuldade para engolir ou respirar.
É sempre bom lembrar que esses sintomas variam bastante, de acordo com a causa e tipo da miosite.
Causas e tipos da miosite
Quando falamos de miosite, é legal entender que geralmente são as causas que definem o tipo da doença. Assim, ela é separada em quatro principais grupos:
Ossificante
Esse tipo de miosite também é chamada de fibrodisplasia ossificante progressiva.
Trata-se de é uma doença genética rara na qual os músculos, ligamentos e tendões vão gradualmente se transformando em osso, devido a traumas como quebras de osso ou lesão muscular.
Essa é variedade da doença que está relacionada a problemas na ATM. Os sintomas envolvem a perda dos movimentos nas articulações afetadas, podendo levar a incapacidade de abrir a boca, surdez e até mesmo dificuldades para respirar.
Não existe um tratamento capaz de curar totalmente a miosite ossificante, portanto o ideal é que o paciente acometido realize acompanhamento frequente com o dentista.
Infantil
Costuma atingir crianças entre 5 e 15 anos. Pouco se conhece sobre a sua causa, mas a doença traz fraqueza muscular, lesões avermelhadas na pele e dor generalizada.
O tratamento da miosite infantil envolve o uso de medicamentos imunossupressores e corticoides, que devem ser receitados pelo pediatra.
Infecciosa
A miosite infecciosa normalmente é desencadeada a partir de alguma infecção, como a gripe ou a triquinose, que é uma infecção causada pela ingestão de carne de animais selvagens crua ou mal cozida.
Ela tem como principais sintomas dores musculares, fraqueza e no caso da gripe, coriza e febre.
Para curá-la, o ideal é inibir a doença que está ocasionando essa inflamação muscular. Contudo, o profissional também pode receitar o uso de prednilsona para que a inflamação diminua mais rapidamente.
Viral Aguda
Essa é a manifestação mais rara da doença. Esse tipo torna os músculos enfraquecidos, inflamados e bastante dolorosos.
Os vírus do HIV e das gripes comuns podem ser a causa dessa infecção muscular. Os sintomas se desenvolvem rapidamente e o paciente pode inclusive ficar incapaz de sair da cama de tanta dor e fraqueza que sente.
O uso de medicamentos antivirais ou corticoides receitados pelo médico podem auxiliar no alívio dos sintomas desse tipo de miosite.