Além disso, danifica também os outros dentes da boca
Quando nossos dentes estão se desenvolvendo, alguns distúrbios podem acontecer. Um deles é a taurodontia, que faz a estrutura dentária ficar mais retangular, semelhante ao dente de um animal. E agindo de maneria parecida, há a macrodontia.
A macrodontia está normalmente ligada a outras síndromes. É mais comum que aconteça unilateralmente, ou seja, em um lado só da boca.
A macrodontia, como o próprio nome diz, é uma disfunção na formação do dente que faz com que ele tenha um tamanho maior que o normal. E por ser maior que o normal, ele causa uma série de problemas para a saúde bucal, já que a anormalidade atinge o espaço dos outros dentes, por exemplo.
Consequências da macrodontia
Como o elemento dental é maior, além de ser comum que haja uma deficiência em seu desenvolvimento, o macrodente apresenta uma predisposição maior em ter cárie.
A arcada dentária não está adaptada para receber esses dentes.
Portanto, a oclusão fica comprometida, pois os dentes não conseguem se encaixar como deveriam. E dentre os problemas de oclusão estão os voltados à ortodontia e à mordida cruzada.
Por fim, o dente gigante afeta a estética do sorriso, por se destacar como uma anomalia dentária, sendo muito diferentes dos outros.
Cárie
A cárie é uma forma de deterioração dos dentes. Ela representa uma lesão estrutural e uma infecção causada por bactérias. Isso perfura o esmalte do dente, forma placas duras e com coloração escura.
Dependendo da profundidade, causam dor e desconforto nos dentes.
Mordida cruzada
A mordida cruzada é uma desarmonia da oclusão. Então, quando vamos morder algum alimento, nossos dentes não se encontram como deveriam. Portanto, isso faz com que a arcada superior fique desalinhada com a inferior.
Causas da macrodontia
Como dissemos, a macrodontia está associada a síndromes, principalmente ao gigantismo. Essa doença faz o corpo produzir o hormônio do crescimento em excesso. Assim, algumas partes do corpo crescem desproporcionalmente.
Tratamento para o macrodente
Existem diversos tratamentos para os problemas causados pelo dente gigante, que irão depender da gravidade da adversidade. Então, as intervenções mais habituais são:
Exodontia
A exodontia é o ramo da odontologia que trata da extração de dentes cirurgicamente. Popularmente carrega o nome de extração dental. Há diversos tipos de extração. A que mais estamos acostumados é com a exodontia simples, que é a remoção convencional do dente.
Aparelho ortodôntico
Os aparelhos ortodônticos servem para alinhar os dentes, quando eles apresentam algum tipo de má oclusão. Então, restabelecem a estética do sorriso e o funcionamento correto da arcada dentária.
Facetas de resina
As facetas de resina são próteses finas. Elas servem como materiais odontológicos estéticos que cobrem e se fixam em toda a superfície externa de um ou mais dentes.
Comportam-se como uma capa que envolve o dente e se molda para acompanhar o formato dele. Dessa forma, conseguem garantir um sorriso mais gracioso.
Portanto, o dentista consegue remodelar o dente afetado pela macrodontia para que ele fique idêntico a um normal.