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Funil de vendas pode auxiliar no marketing odontológico

Funil de vendas pode auxiliar no marketing odontológico

Entenda como funciona o funil de vendas e como aplicá-lo em seu negócio

Todo consultório ou clínica odontológica almeja um crescimento no número de pacientes, além de fidelizar os que já os visitam. Para alcançar esse objetivo, algumas estratégias podem te auxiliar, como o uso do funil de vendas.

Seja online ou não, todo plano de marketing precisa considerar o funil de vendas, a fim de compreender a maneira certa de abordar e captar pacientes. A partir daí, definir estratégias mais eficazes para melhorar os resultados.

O funil de vendas é uma estratégia de marketing que ilustra o percurso no qual o consumidor percorre até se tornar, de fato, um cliente. Essa estratégia pode ser utilizada por meios digitais ou não.

Se interessou? Então confira a seguir o que é e para que serve o funil de vendas!

Quais São as Etapas do Funil de Vendas?

Para compreender como funciona o funil de vendas e como utilizar essa estratégia de marketing para melhorar seus processos, é preciso entender quais são as etapas do funil e os tipos de consumidores que ocupam cada fase.

Em primeiro lugar, é preciso entender que os consumidores estão vivenciando um momento diferente em cada fase do funil de vendas.

  1. A primeira fase do funil é sua parte mais larga, localizada em seu topo. Por ser mais larga, é a parte que alcança o maior número de pessoas. No entanto, sem, necessariamente, grandes resultados. É o caso das pessoas que ainda estão na fase de aprendizado e descoberta, isto é, estão descobrindo que possuem um problema.
  2. A segunda fase do funil é, por sua vez, um pouco mais estreita que a primeira. Nessa fase estão as pessoas que reconhecem que possuem um problema e caminham na busca de uma solução, tornando-se um lead.
  3. A terceira fase é a fase da oportunidade, onde o consumidor além de reconhecer que possui um problema, considera uma solução de resolução do problema;
  4. Por último, a quarta fase é a etapa da decisão, constituindo-se na parte mais estreita do funil, seu fundo. Aqui, o consumidor finalmente toma a decisão da compra, tornando-se seu cliente.

Mas, qual o principal objetivo do funil de vendas?

Como vimos, o funil de vendas tem como objetivo a identificação de oportunidades para melhorar seus processos e alcançar cada vez mais consumidores de forma eficiente.

Ele faz com que cheguem ao fundo do funil, tornando-se clientes – no caso da odontologia, pacientes.

Portanto, para fazer com que o consumidor transite pelas fases do funil até chegar ao seu fundo, é possível utilizar inúmeras estratégias e estruturar muito bem o seu plano de marketing.

Estruturando um Processo de Captação

Para começar a estruturar seu processo de captação de pacientes, é preciso primeiro entender qual é o seu público-alvo.

Ou seja, é preciso saber definir a classe, idade, localização e outros dados, tanto comportamental como social e econômico, sobre o seu público, a fim de entender quem são as pessoas que você deseja atingir.

Se o seu negócio possui uma especialidade, por exemplo, como ortodontia, estética, ou se você possui um consultório especializado em crianças, o seu público-alvo muda.

Você pode capturar esses dados por meio de pesquisas de opinião ou durante um conversa com seus paciente. No entanto, além de decorar essas informações, é necessário estruturar esses dados.

A partir do conhecimento do seu público, será mais simples definir futuras estratégias e ações para fazer com que o consumidor transite pelo funil de vendas.

Quanto mais informações você tiver, mais simples será compreender o que impede cada tipo de paciente a chegar ao fundo do funil, limitando as vendas na odontologia.

Como Criar?

É simples. O funil de vendas já existe, ainda que você não perceba. Para conseguir utilizar essa estratégia com eficácia, no entanto, é necessário compreendê-la.

Para conseguir que o seu consumidor transite em cada etapa do funil, entenda quais são as questões chaves que impedem que ele passe para a próxima fase.

  1. Na primeira fase, etapa de aprendizado e descoberta, você deve informar os consumidores. Para isso, você pode contar com a ajuda de canais de venda na odontologia, como propagandas tradicionais, assessoria de imprensa, criação de conteúdo para web ou das redes sociais. Nessa etapa é preciso ser criativo e estratégico, visando alcançar o maior número de pessoas.
  2. A segunda e a terceira fase consiste no caminho do consumidor pelo reconhecimento de um problema e da necessidade de solucioná-lo. Para capturar esse consumidor, além de informá-lo sobre o problema, é necessário propor uma solução. Aqui, você deve se disponibilizar para tirar dúvidas, tanto nas redes sociais, quanto por telefone ou presencialmente, propondo sempre uma solução para o problema.
  3. Para levar o consumidor à fase da decisão, é preciso contar com um bom atendimento e prospecção. Contudo, se o seu plano de comunicação for bom e se sua solução for bem apresentada, o consumidor tomará a decisão de compra.
  4. Mas não acaba por aqui! Conseguir a compra do consumidor não é suficiente, é preciso fidelizá-lo. Para isso, pratique a pós-venda, entrando em contato com seu paciente para dar recomendações, saber o nível de satisfação quanto ao atendimento e tratamento. É possível ainda mandar e-mails quinzenais para manter o vínculo e pensar em brindes possíveis para que o cliente se identifique com o consultório.

Funil de Vendas no Marketing Odontológico

Como vimos, quando o assunto é o funil de vendas na odontologia, existem muitos pontos a serem trabalhados e que merecem sua atenção.

ois, além de oferecer tratamentos de qualidade, a forma com que você se comunica com o seu paciente é um grande diferencial para, além da captação ativa, fidelizá-lo.

Por isso, é importante estruturar cada passo com um bom plano de marketing e de comunicação, conforme a realidade do seu consultório ou clínica odontológica.

Para auxiliá-lo, não hesite em contratar um bom profissional, pois, como já dito, esses passos podem ser tão importantes como realizar um bom tratamento. Afinal, mais que um consultório, esse é o seu negócio.

Assim, para se aperfeiçoar ainda mais no marketing odontológico, somando estratégias ao seu funil de vendas, não deixe de conferir nossos outros artigos e evolua no seu negócio.

ACESSO RÁPIDO
    Silmara Alves Rozo Ducatti
    Silmara Alves Rozo Ducatti é cirurgiã-dentista graduada pela Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE) e especialista em Ortodontia pelo Sindicato dos Odontologistas de Mato Grosso do Sul (SIOMS). Possui registro no Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CRO-SP) nº 121811 e integra a equipe odontológica da RD Design Oral, que fica na Alameda Grajaú, 98 - sala 1207 - Alphaville, Barueri - SP.

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