CLÍNICAS

Nome para clínica odontológica: veja como escolher!

Nome para clínica odontológica: veja como escolher!

Talvez você já tenha tudo preparado para montar a sua própria clínica odontológica, mas se deparou com uma grande pedra no meio desse caminho, a questão que perdura é: como escolher um nome para clínica odontológica?

O nome da sua clínica é o cartão de visitas para qualquer um que a conheça. Por isso, a escolha do nome para clínica odontológica é importante e deve ser analisada com cuidado.

Por meio do nome é que as pessoas poderão identificar sua clínica. É também a escolha de um nome para clínica odontológica que a destacará no meio da concorrência, por isso essa decisão será um fator decisivo na identificação da sua clínica e um divisor de águas em meio ao mercado já saturado.

O que o nome deve possuir?

Em primeiro lugar, o nome da sua clínica odontológica deve ser auto-informativo, ou seja, as pessoas precisam associar o nome ao setor odontológico. Dessa forma, a assimilação será mais automática na mente do seu público-alvo.

Além disso, para se destacar em meio aos concorrentes, esse nome não deve ser generalista, de modo que usar apenas “consultório odontológico” não é suficiente.

Pense também que, além da criatividade, você precisa se identificar com o nome da sua clínica. Ou seja, use algo que seja atraente primeiramente para você na hora de criar o nome do seu consultório.

Um nome com o qual você se identifica também refletirá suas qualidades e seus valores, gerando uma assimilação direta a você.

Uma pesquisa da concorrência também será útil para que você não repita ou crie nomes muito parecidos com os de outras clínicas.

Afinal, você não quer que confundam sua clínica com a concorrência, certo?

Tente ir além do simples uso do seu sobrenome, já que, se você deseja ampliar ou criar uma franquia futuramente, essa pode não ser a melhor opção.

O que não fazer?

Já que estamos falando do que não fazer na hora de criar o nome do seu consultório, aí vão outras coisas a se evitar:

  • Nomes extensos;
  • Nomes de difícil pronúncia;
  • redundantes ou de dupla interpretação;
  • que assimilem a clínica a outro tipo de negócio;;
  • Usar geradores de nomes automáticos, já que assim o nome perde a identidade.

Então, o que fazer?

  • Usar siglas, para fácil memorização e pronúncia;
  • Colocar um nome atemporal;
  • Usar palavras e sons familiares: o som que um nome reproduz ao ser pronunciado pode ser uma ótima estratégia de marketing, pois além de promover a memorização, pode alcançar o nosso subconsciente.

Criação de identidade

A identidade deve ser um dos pontos mais relevantes no momento de elaboração do nome fantasia para o consultório.

Comece pensando no seu público-alvo. O nome do seu consultório odontológico precisa ter relação com esse público, por exemplo, pense quem é o seu público, o que ele faz, em que região ele vive, qual a sua idade, etc.

Se sua clínica for especializada em odontopediatria, você deve escolher um nome para consultório odontológico que seja atrativo para as crianças.

Fora o nome em si, outros fatores irão gerar uma identidade maior à sua clínica.

A escolha especial de um logo para consultório odontológico será importante para criar não apenas um nome, mas uma marca. Também será importante a escolha das cores e até mesmo de um slogan.

Todos esses elementos devem ser pensados com o mesmo princípio de escolha do nome. Isto é, pensando no público-alvo e na fácil memorização e assimilação.

Gostou das nossas dicas para a escolha de nome para clínica odontológica? Então, fique por dentro de muito mais informações sobre o mundo da odontologia conferindo nossos outros artigos.

ACESSO RÁPIDO
    Ramiro Murad
    Ramiro Murad Saad Neto, cirurgião-dentista com registro no Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CRO-SP) nº 118151, é graduado pela UNIC e residente em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial Facial no Sindicato dos Odontologistas de São Paulo (SOESP - SP). Possui habilitação em Harmonização Orofacial e também é gestor de clínicas e franquias odontológicas. Além disso, é integrante da equipe Bucomaxilofacial da Clínica da Villa, que está na Rua Eça de Queiroz, 467 - Vila Mariana, São Paulo - SP.

    Leia também