Alguns acreditam que elas são essenciais para os dentes e outros querem retirar a serrinha a todo custo! Quem está certo?
Todo mundo já ouviu falar nos dentes de serrinha. Eles são famosos por sua aparência e estão presentes, principalmente, nos dentes das crianças.
Eles também são motivo de dúvidas. Os dentes de serrinha são normais apenas nas crianças? Ou, o normal é ter as serrinhas a vida toda?
Os dentes de serrinha são aqueles dentes que apresentam um formato ondulado nas bordas. Esse ondulado lembra a serra das facas e fica presente, principalmente, nos dentes da frente.
Essa forma do dente também apresenta outros nomes, como “dentes em flor de lis”. A serrinha também é chamada de ondulações no dente. No entanto, o mais comum é se referir como “a serrinha dos dentes” ou “dentes de serrinha”.
Você pode notar que os dentes com serrinha costumam ser os incisivos superiores e inferiores. Muitas pessoas dizem que elas estão ali para ajudar na mordida.
No entanto, as serrinhas são apenas uma questão estética. Elas se formam por conta de um “defeito” no esmalte do dente, que não interfere nos outros processos. Agora vamos as dúvidas mais comuns sobre o tema!
É normal que a serrinha desapareça?
Sim! Como já citamos aqui, dentes com serrinha costumam ser mais comuns em crianças. E isso não é uma coincidência.
Ao longo dos anos, a mastigação e os atritos acabam desgastando o dente. Até mesmo a escovação ajuda nesse movimento. São esses processos que levam ao desaparecimento da serrinha.
Não há nenhum problema em perder a serrinha dos seus dentes, muito menos em mantê-las. É normal, também, que elas sumam em alguns dentes e permaneçam em outros.
Não gosto das serrinhas! Posso retirá-las?
Sim! As serrinhas, como já comentamos, não são essenciais para nenhuma função do dente. Elas também não têm função estética, apesar de muitas pessoas as considerarem charmosas.
Você pode procurar seu dentista e dizer que não se sente confortável com elas. Se elas estiverem atrapalhando a harmonia do seu sorriso, você também pode retirá-las.
Como é feito esse procedimento?
Em primeiro lugar, você deve procurar um dentista especializado em dentística. Ele é o profissional mais capacitado para mexer na estrutura do seu dente.
O procedimento em si é fácil e indolor. O profissional aplica uma resina nas ondulações, na mesma cor do dente, preenchendo as pequenas depressões. Isso faz com que o topo do dente fique reto e, ao mesmo tempo, natural.
Modos errados de retirar a serrinha
Como as serrinhas somem pelo desgaste, as pessoas podem tentar se livrar desse incomodo de formas caseiras. Esses métodos não são seguros e podem, de fato, prejudicar seu dente.
Alguns exemplos do que você não deve fazer:
- Tentar lixar o topo dos dentes;
- Forçar a escovação na região das serras;
- Forçar um atrito nos dentes com qualquer material.
Tirou todas as suas dúvidas? Esperamos que sim! Agora cabe a você decidir se vai manter ou não seus dentes de serrinha. E toda escolha será válida!