Entenda qual é a aplicação do instrumento no mundo da odontologia
Existem alguns instrumentais que são indispensáveis a qualquer dentista. Um deles é o cinzel, sobre o qual falaremos no decorrer deste artigo.
O cinzel é um objeto muito importante para os profissionais da área da odontologia. Geralmente, ele é utilizado em procedimentos cirúrgicos odontológicos.
Cinzel é um instrumental cirúrgico utilizado principalmente para efetuar a separação entre o dente e a gengiva. O normal é que o apetrecho seja utilizado somente após a aplicação de anestesia na boca do paciente. Desse modo, ele evita dores e sensações de desconforto.
Além disso, em conjunto com o martelo odontológico, o cinzel odontológico fica responsável por realizar a remoção ou desgaste de alguns alguns ossos bucais.
Principais funções do Cinzel Odontológico
Podemos dizer que uma das principais funções desse instrumento é realizar a raspagem subgengival em tratamentos de periodontite. Não é atoa que para muitos ele é conhecido como cinzel de periodontia.
O tratamento para a periodontite realizado nesse modelo consiste em três fases: a terapia básica periodontal, a terapia cirúrgica, que nem sempre necessária, e a terapia periodontal de suporte.
Dentre estas etapas encontramos o processo de raspagem. Ela tem como objetivo a remoção dos tártaros ou cálculos aderidos a superfície dentária.
Além disso, a técnica é responsável pela descontaminação da superfície radicular, removendo toxinas prejudiciais ao periodonto do paciente.
Outra aplicação bastante utilizada para este tipo de instrumentação está na remoção ou desgaste de ossos bucais.
Assim, quando ocorre alguma anomalia oral que deixe sequelas, como ossos desnecessários ou excessivos, que possam atrapalhar uma intervenção cirúrgica futura, pode ocorrer o desgaste ósseo.
O profissional utiliza o cinzel em conjunto com o martelo odontológico.
São necessários movimentos suaves para que o dentista consiga obter o resultado desejado sem promover mudanças muito bruscas na estrutura óssea bucal de seu paciente.
Outros instrumentais cirúrgicos odontológicos bastante utilizados
Agora está na hora de conhecer outros instrumentais cirúrgicos odontológicos que, assim como o cinzel, são bastante utilizados nos consultórios. São eles:
Seringa Carpule
Esse talvez seja um dos instrumentais cirúrgicos para odontologia mais utilizados. Assim, a seringa carpule além de ser utilizada possui como função primordial realizar o procedimento anestésico de diversos tratamentos.
Porém, ela pode ser utilizada na endodontia, quando o dentista faz a irrigação endodôntica. Neste caso, após a limpeza, autoclavagem e marcação de tubetes, os dentes são preenchidos com solução irrigante.
Ela é aplicada dentro do canal radicular por meio da utilização de agulhas longas, curtas ou, preferencialmente, extra-curtas.
Esculpidor Hollemback
O Hollemback é apropriado para fazer inserção de material pastoso, como curativos e resinas. Desse modo, ele também serve para fazer inserção de material pastoso, como curativos e resinas, na cavidade do dente.
Calcadores espatulados
Os calcadores espatulados são utilizados no preenchimento das cavidades dentárias que estiverem sendo tratadas. Elas podem ser preenchidas com material curativo ou cimentos de vedação, como o óxido de zinco mais eugenol.
O instrumento também é indicado para realizar a compactação do material restaurador junto às paredes da cavidade dentária, produzindo assim um resultado mais uniforme e livre de poros.
Aplicadores de guta-percha e de hidróxido de cálcio
O aplicador de guta-percha é utilizado para a introdução da guta-percha em bastão plastificada na câmara pulpar durante a realização do curativo de demora. Para tanto, é aquecido em chama de lamparina à álcool.
Já o aplicador de hidróxido de cálcio é usado para colocar Hidróxido de Cálcio na cavidade do dente. Com ele, é possível efetuar a tarefa de maneira fácil e eficiente.
Brocas
As brocas são utilizadas na remoção de material cariado. Elas também podem ser aplicadas na preparação de cavidades dentais para receber restaurações.
Existem brocas apropriadas para o acoplamento nas canetas de alta rotação como também para o acoplamento nos micro motores, de baixa rotação
Além do cinzel e dos instrumentais cirúrgicos odontológicos citados acima, existem outros que também são imprescindíveis para o trabalho do dentista e fazem parte da rotina do consultório odontológico. Por isso, é bom ficar atento para saber qual instrumento utilizar em cada caso específico.