A acitretina é um medicamento utilizado principalmente em casos de psoríase grave
Certas condições de nossa saúde podem necessitar da utilização de medicamentos com efeitos colaterais, como a acitretina.
Além dos efeitos positivos do tratamento, a acitretina também pode acarretar algumas dificuldades para o paciente, inclusive quando falamos de sua saúde bucal.
Acitretina é um medicamento utilizado principalmente em casos graves de psoríase, uma uma doença da pele que provoca o aparecimento de lesões avermelhadas e descamativas no couro cabeludo, nos cotovelos e nos joelhos.
Isso acontece por conta do crescimento acelerado das células da pele em pessoas que carregam essa condição. Em geral, esse desenvolvimento está associado a condições genéticas.
Dessa maneira, a acitretina atua reduzindo a descamação por meio da ligação com os receptores do corpo.
Esse medicamento também pode ser indicado em casos de ictiose congênita, de pitiríase rubra pilar e de doença de Darier.
Acitretina e saúde bucal
Muitas pessoas desconhecem a relação entre a acitretina e saúde bucal.
No entanto, o efeito da acitretina nos tecidos bucais pode se tornar um problema para quem passa por um tratamento com esse medicamento.
Isso porque dois dos efeitos colaterais da acitretina são boca seca e lábios rachados.
Boca seca
A boca seca é comumente chamada de xerostomia. Ela representa um risco para a saúde bucal, já que tem como possíveis sintomas a formação de feridas e de lesões ao redor da boca e a sensação de queimação na língua.
Além disso, o mau hálito pode ser uma consequência para a boca seca, assim como dificuldades para engolir ou até mesmo para falar.
Contudo, não se preocupe, pois o tratamento para boca seca pode ser simples!
É indicado que o paciente aumente a quantidade de ingestão de água ao longo do dia e evite bebidas com açúcar. Outras bebidas, como o café e o chá, também devem ser retiradas do cardápio.
Quanto à alimentação, o paciente deve passar a comer alimentos com vitamina A e do complexo B. Dentre eles estão:
- Carnes;
- Peixes;
- Ovos.
Sprays bucais e hidratantes labiais são bastante úteis durante o recurso terapêutico, pois umedecem a boca.
Caso a situação não seja resolvida por essas medidas, o paciente deve procurar seu médico para que ele altere a dosagem ou o tipo de medicamento ingerido.
Lábios rachados
Os lábios rachados podem surgir como consequência da boca seca.
A descamação do lábio pode motivar sangramentos, dores e incômodos.
Para evitar o aparecimento de rachaduras, é sempre importante procurar manter os lábios hidratados. Desse modo, é indicado o uso de produtos como protetor labial, manteiga de cacau e creme bepantol.
Fora isso, existem algumas receitas caseiras que podem ser úteis para as pessoas que precisam hidratar os lábios. Alguns exemplos são a aplicação de óleo de amêndoa, cera de abelha, óleo de coco e azeite de oliva.
Tomar água e manter o corpo hidratado é uma boa dica. É importante ressaltar que o uso de batons que contenham filtro solar em sua fórmula impedem os problemas nos lábios pela exposição ao sol.
Dessa maneira, as medidas de prevenção para saúde bucal devem facilitar o tratamento com acitretina.