Ter um consultório odontológico envolve várias questões e realizar processos básicos
Você sabe da importância de um público-alvo para uma clínica odontológica? Muitos dentistas desconhecem e acabam deixando de lado esse detalhe.
Como uma ótima ferramenta de marketing e divulgação do consultório, ter um público-alvo definido pode facilitar e trazer bons pacientes.
Ter um público-alvo é importante para que se mantenha um foco no tipo de pacientes que o cirurgião-dentista quer atingir e saber o que fazer para chegar até essa pessoa.
Escolhendo um público-alvo
O primeiro ponto importante a considerar nessa escolha, é diferenciar o público-alvo e a persona. O público-alvo, é algo mais abrangente, envolve as características básicas sobre quem irá frequentar o consultório odontológico.
Já a persona é uma caracterização mais específica, como se fosse definir o que seria um paciente ideal.
Alguns profissionais costumam, inclusive, dar e relacionar uma imagem a suas personas, a fim de visualizar perfeitamente esse tipo de paciente.
Algumas perguntas podem facilitar na criação da persona. Por exemplo:
- Quais valores estão no paciente ideal?
- Como é sua rotina?
- O que faz no seu cotidiano?
- Quais são seus propósitos e objetivos de vida?
É importante ter informações certeiras sobre os pacientes e não construir uma persona a partir de suposições. Por isso, conversar durante as consultas, criar formulários de pesquisas e saber ouvir os pacientes, é essencial.
Após colher todas as informações necessárias, algumas ferramentas online podem te ajudar.
Já existem sites geradores de personas, onde é possível montar uma representação visual do paciente. Basta inserir todos os dados que você tem e escolher uma foto representativa. É possível ainda gerar um PDF e imprimir.
Como alcançar o público-alvo
Depois de saber exatamente quem é o público-alvo do dentista e ter uma persona definida, é preciso saber como conquistar esse público. Todos os recursos que estiverem disponíveis deverão ser usados nesse momento.
Fazer pesquisas sobre empresas que dão preferencia ao mesmo tipo de público, por exemplo, é uma boa estratégia. Porém, é interessante não se restringir apenas à áreas da odontologia.
Caso o nicho seja adolescentes, por exemplo, analisar como é feita a tração por meio de marcas de roupas, eventos, escolas e até mesmo nas mídias sociais para saber seus interesses. Essa pode ser uma boa jogada!
Marketing para o público-alvo
Ter um bom marketing nesse momento também é importante. Por isso, estar sempre de olho nas redes sociais, tanto offline quanto online é fundamental.
Oferecer benefícios para os clientes, apresentar formas de atendimento, manter uma linguagem de acordo com o público que deseja alcançar, o design.
Tudo que pode ser adaptado para se encaixar no que a clínica visa atingir, deve fazer sentido e ser atrativo para o público-alvo do dentista.
Em algumas plataformas, é possível segmentar o público a ser atingido, o que facilita na hora de direcionar os anúncios feitos pelo consultório odontológico.
Dessa forma, fazer testes é importante. Caso algo não tenha saído como o esperado, é importante mudar a estratégia de marketing, analisar o que não deu certo e mudar na próxima ação.
Escolher um público-alvo ideal serve então para facilitar o dia a dia e atingir os objetivos esperados pelo dentista.