Triagem é método usado em clínicas e universidades

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

O processo de triagem é usado em clínicas e também em universidades na odontologia

Muitos dos pacientes que procuram por um tratamento odontológico, principalmente os que são atendidos na rede pública de odontologia, precisam passar por um processo de triagem.

Os pacientes aprovados no processo de triagem são encaminhados para cirurgiões-dentistas e recebem todo e qualquer tratamento que necessitam. Mas como funciona o processo de triagem na odontologia?

Triagem é o mesmo que separação ou seleção. Ou seja, um enfermeiro ou técnico de saúde bucal da clínica e consultório analisa as condições do paciente e seleciona qual profissional é o mais indicado para tratá-lo.

Tratamentos para Triagem

Entre os procedimentos e tratamentos que serão realizados, temos os mais comuns e procurados, como:

  • Tratamentos de canal;
  • Restauração;
  • Periodontia (tratamento de gengiva);
  • Extrações no geral.

Durante o processo, o dentista fará ainda um exame da condição odontológica do paciente e preencherá uma ficha com dados indicando assim como está a saúde bucal do mesmo.

Particularidades da Triagem

Algumas especificações e observações devem ser levadas em conta quando falamos em um processo de triagem odontológica. É preciso analisar por exemplo, o tipo de paciente:

  • Eletivo – está regularmente cadastrado e triado conforme as regras que constam no protocolo;
  • Prioritário – apresenta necessidades pontuais de atendimento odontológico ou condições de saúde que exigem a rápida conclusão do tratamento;
  • De urgência – são os portadores de condições que causam dor de diversas origens;
  • Alternativo – atendido apenas com o intuito de evitar interrupções das atividades clínicas devido à falta de pacientes regulares.

É importante ainda fazer com que esse processo seja organizado. Por isso, deve-se seguir as seguintes etapas:

  1. Cadastramento
  2. Entrevista com a Assistente Social
  3. Exame radiográfico
  4. Pré-Triagem clínica
  5. Documentação e agendamento
  6. Atendimento Odontológico Clínico
  7. Conclusão e acompanhamento final.

Serviço Odontológico Universitário

Muitas faculdades oferecem atendimento gratuito para o público em seus cursos de odontologia. Mas para ter acesso a esse tipo de orientação, é preciso passar pelo processo de triagem e preencher certos requisitos.

Os jovens costumam ser o público alvo desse tipo de iniciativa, dos 11 aos 18 anos e que possuam baixa renda e que apresentam dificuldade em manter um tratamento odontológico.

É um processo bem simples, rápido e não invasivo. Geralmente, o cirurgião-dentista realiza um primeiro exame visual para checar a condição bucal do paciente.

Em seguida, preenche uma ficha com esses dados e as condições socioeconômicas da família. Após a triagem, é feito um pequeno dossiê da pessoa contendo:

  1. Sua ficha de avaliação
  2. Uma cópia do comprovante de residência
  3. Autorização dos pais ou responsáveis, no caso de menores de idade, para que o tratamento seja realizado.

Dessa forma, a seleção é feita por meio da aplicação de um índice de prioridade, que beneficia as crianças e os adolescentes mais pobres, com problemas bucais mais graves e os mais velhos.

A maioria dos cirurgiões-dentistas realiza os tratamentos pós triagem na clínica odontológica. Atendendo em seus próprios consultórios, fornecem tudo que o paciente necessite, incluindo:

  • Radiografias;
  • Ortodontia;
  • Próteses;
  • Implantes dentários.

A triagem é uma parte fundamental nas iniciativas sociais e voluntárias prestadas por cirurgiões-dentista. Por isso, realizá-la da melhor forma possível, garante atendimento e tratamento sem defeitos.

Valdir de Oliveira

Valdir de Oliveira

Cirurgião-dentista graduado em Odontologia pela Universidade de Santo Amaro (UNISA). Pós-graduado em Ortodontia e Ortopedia dos Maxilares pela Sboom. Com especialização e mestrado em Implantodontia, habilitação em Harmonização Orofacial e Anatomia da Face. Professor nas áreas de Cirurgia Bucomaxilo Facial e Harmonização Orofacial. Voluntário há mais de 20 anos na Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais - ADRA Brasil.

Compartilhe sua opinião

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!