Origem do símbolo da odontologia e seu significado

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Entenda qual a diferença entre o emblema da medicina e da odontologia

Você já percebeu que existe um símbolo diferente para as diversas áreas da saúde? Sim, e também existe o símbolo da odontologia, afinal ela não poderia ficar para trás, não é mesmo?

O desenho do símbolo da odontologia é bastante simples. Trata-se de uma cobra envolta em um bastão. Esses dois elementos ficam localizados no interior de uma argola. Mas qual seria o significado, a simbologia por trás disso?

O símbolo da odontologia faz referência ao caduceu de Esculápio, da mitologia greco-romana. Caduceu é uma espécie de bastão ou cajado, enquanto Esculápio era o Deus da medicina ou da cura para esse povo.

Mas o bacana é nos aprofundarmos mais nessa história e conhecer o motivo pelo qual esse símbolo foi escolhido como o emblema da odontologia. Então vamos lá.

Origem do símbolo da odontologia

Histórias contam que Esculápio havia aprendido tudo sobre plantas e ervas medicinais, se tornando um famoso e conceituado curandeiro da época.

A lenda ainda diz que, certo dia, o curandeiro deixou a residência de um paciente sem a menor esperança de que pudesse curá-lo, e no meio do caminho, deu de cara com uma serpente de coloração amarelada.

Temendo ser atacado, Esculápio matou o réptil rastejante com uma cajadada. Em seguida, uma segunda serpente, idêntica ao primeiro animal apareceu na frente do curandeiro. Ela carregava algumas ervas em sua boca.

O homem não pensou duas vezes. Pegou aquelas ervas e utilizou no tratamento de seu paciente à beira da morte. Surpreendentemente, o rapaz sarou no mesmo momento.

A partir desse dia, a cobra passou a ser o animal de estimação e auxiliar de Esculápio. Com isso, em 1912, a American Medical Association adotou o bastão de Esculápio como o emblema simbólico da odontologia.

Símbolo da odontologia se assemelha ao da medicina

É bem verdade que os símbolos em si são extremamente semelhantes. Mas aqui iremos citar algumas diferenças para você não se confundir.

Colocando os dois lado a lado, é muito fácil observar a principal diferença: enquanto no odontológico a cobra e o bastão são envoltos por um círculo, no emblema da medicina esse terceiro elemento não existe.

Isso acontece pois o modelo com um círculo em volta foi proposta pelo dentista do exército brasileiro na época, Benjamin Constant Nunes Gonzaga, em um artigo publicado em março de 1914, na revista odontológica brasileira.

A ideia de Gonzaga era que o símbolo fosse inscrito em uma circunferência, caracterizando uma medicina circunscrita. Isso pois o dentista entendia que a odontologia corresponde à especialidade médica que é circunscrita à cavidade bucal.

O Conselho Federal de Odontologia (CFO) acatou a ideia e oficializou a proposta de Gonzaga. Essa decisão está documentada no artigo 275 da Consolidação das Normas para Procedimentos nos Conselhos de Odontologia.

O documento também estabelece algumas regrinhas em relação às proporções que devem ser observada nas dimensões dos elementos e as cores do desenho.

O bastão do símbolo da odontologia deve ser grená, e a serpente, enrolando-se da esquerda para a direita, amarela com estrias pretas diagonais, ostentando na boca a língua bífida. Esse conjunto é circunscrito por um círculo, também na cor grená.

Yara Barreto

Yara Barreto

Formada em Odontologia pela Universidade de São Paulo (2008). Aluna de iniciação científica Pibic/Unicid da Universidade de São Paulo. Em 2009, concluiu estágio clínico em Ortodontia no Instituto Vellini, e em 2010, curso de planejamento Ortodôntico na Universidade Metodista. Concluiu em 2014 sua especialização em ortodontia e atua com ortodontia digital. Dentista na Odontoclinic e responsável técnica da OdontoImage.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

© All rights reserved

Simpatio 2020

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.