Refletor odontológico é essencial durante o atendimento

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Luz do refletor possibilita melhor visualização da boca do paciente

Para dar um diagnóstico certeiro e poder realizar tratamentos de forma adequada, é importante que o cirurgião-dentista consiga visualizar a boca do paciente por completo. O refletor odontológico facilita essa missão.

Conheça as características e as funções de um refletor odontológico na rotina do dentista.

Refletor odontológico é um equipamento que proporciona iluminação adequada para que o profissional realize análises e tratamentos.

Características do refletor odontológico

Em geral, os refletores odontológicos são feitos de vidro. Além disso, eles contam com características específicas que possibilitam a concentração da luz.

Graças à essas características, a sombra é diminuída e o trabalho do dentista é facilitado. O refletor apresenta um filtro fino que corrige a temperatura de cor da lâmpada.

Os modelos mais modernos contam com LED para refletor odontológico em sua estrutura. Dessa maneira, quando avulso, o preço do refletor odontológico varia entre R$900,00 e R$2.000,00.

Para seu bom funcionamento, o equipamento deve estar adequado da seguinte forma:

  • O equipamento deve apresentar nível de iluminação superior a 20.000 LUX;
  • A luz do equipamento deve produzir poucas sombras, de modo que a boca do paciente se mantenha iluminada por completo;
  • A luz do refletor deve ser branca e fria, evitando esquentar a boca do paciente;

Refletor odontológico acoplado à cadeira

Em alguns casos, o refletor faz parte do equipo odontológico de uma cadeira.

Isso significa que ele já vem acoplado à cadeira, juntamente de outros acessórios que podem ser utilizados durante a realização de um tratamento odontológico.

A cadeira odontológica é um dos equipamentos mais importantes para o consultório de um dentista.

Quando a cadeira conta com diversos auxiliares como a bandeja, os terminais, refletor e a unidade de sucção e cuspideira, ela passa a receber o nome de equipo odontológico.

O formato da cadeira odontológica é ergonômico. Desse modo, ela é adaptada para seguir o formato do corpo do paciente, proporcionando maior conforto durante o tratamento.

Essa sensação de conforto é de extrema importância. Isso porque é grande o número de pacientes que se sentem inseguros ao ir até o consultório do dentista, ou até mesmo têm medo da visita.

Um procedimento tranquilo e sem tensão ou ansiedade propicia melhores resultados, além de um menor número de complicações após uma cirurgia, por exemplo.

Um bom equipamento também permite que o profissional trabalhe com maior agilidade e segurança. Assim, a qualidade do serviço prestado aumenta.

Manutenção do refletor odontológico

É preciso estar sempre atento aos cuidados com o refletor odontológico LED ou o que conta com luzes halogenas. Dessa maneira, algumas boas dicas são:

  • Evitar aquecimento constante do fio elétrico do equipamento. Isso porque a rigidez do fio causada pelo aquecimento atrapalha na condutividade de energia;
  • Evitar fazer emendas em fiações desgastadas;
  • Em refletores mais antigos, verificar o possível desgaste da pinça responsável por segurar a lâmpada do equipamento;
  • Verificar a existência de possíveis fios partidos;
  • Verificar também a integridade do transformador do equipamento, caso exista;
  • Trocar a lâmpada regularmente.

Desse modo, o refletor odontológico tende a contar com um elevado tempo de vida útil.

Rodrigo Venticinque

Rodrigo Venticinque

Graduado pela Universidade de Santo Amaro (UNISA) e especialista em Prótese e Reabilitação Oral Integrativa, Biofísica Quântica, Biorressonância Aplicada e Ortomolecular. Pós-graduado em Estética Dental e Reabilitação Oral, com certificação em Remoção Segura da Amálgama e Odontologia Biológica pela Academia Internacional de Medicina Oral e Toxicologia. Professor da pós-graduação em Biofísica e Ortobiomolecular da QuantumBio. Também atua nas áreas de Ozonioterapia, Odontologia Sistêmica, Sedação Consciente com Óxido Nitroso e Hipnose. Diretor da clínica Venticinque Odontologia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

© All rights reserved

Simpatio 2018

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.