Luz do refletor possibilita melhor visualização da boca do paciente
Para dar um diagnóstico certeiro e poder realizar tratamentos de forma adequada, é importante que o cirurgião-dentista consiga visualizar a boca do paciente por completo. O refletor odontológico facilita essa missão.
Conheça as características e as funções de um refletor odontológico na rotina do dentista.
Refletor odontológico é um equipamento que proporciona iluminação adequada para que o profissional realize análises e tratamentos.
Características do refletor odontológico
Em geral, os refletores odontológicos são feitos de vidro. Além disso, eles contam com características específicas que possibilitam a concentração da luz.
Graças à essas características, a sombra é diminuída e o trabalho do dentista é facilitado. O refletor apresenta um filtro fino que corrige a temperatura de cor da lâmpada.
Os modelos mais modernos contam com LED para refletor odontológico em sua estrutura. Dessa maneira, quando avulso, o preço do refletor odontológico varia entre R$900,00 e R$2.000,00.
Para seu bom funcionamento, o equipamento deve estar adequado da seguinte forma:
- O equipamento deve apresentar nível de iluminação superior a 20.000 LUX;
- A luz do equipamento deve produzir poucas sombras, de modo que a boca do paciente se mantenha iluminada por completo;
- A luz do refletor deve ser branca e fria, evitando esquentar a boca do paciente;
Refletor odontológico acoplado à cadeira
Em alguns casos, o refletor faz parte do equipo odontológico de uma cadeira.
Isso significa que ele já vem acoplado à cadeira, juntamente de outros acessórios que podem ser utilizados durante a realização de um tratamento odontológico.
A cadeira odontológica é um dos equipamentos mais importantes para o consultório de um dentista.
Quando a cadeira conta com diversos auxiliares como a bandeja, os terminais, refletor e a unidade de sucção e cuspideira, ela passa a receber o nome de equipo odontológico.
O formato da cadeira odontológica é ergonômico. Desse modo, ela é adaptada para seguir o formato do corpo do paciente, proporcionando maior conforto durante o tratamento.
Essa sensação de conforto é de extrema importância. Isso porque é grande o número de pacientes que se sentem inseguros ao ir até o consultório do dentista, ou até mesmo têm medo da visita.
Um procedimento tranquilo e sem tensão ou ansiedade propicia melhores resultados, além de um menor número de complicações após uma cirurgia, por exemplo.
Um bom equipamento também permite que o profissional trabalhe com maior agilidade e segurança. Assim, a qualidade do serviço prestado aumenta.
Manutenção do refletor odontológico
É preciso estar sempre atento aos cuidados com o refletor odontológico LED ou o que conta com luzes halogenas. Dessa maneira, algumas boas dicas são:
- Evitar aquecimento constante do fio elétrico do equipamento. Isso porque a rigidez do fio causada pelo aquecimento atrapalha na condutividade de energia;
- Evitar fazer emendas em fiações desgastadas;
- Em refletores mais antigos, verificar o possível desgaste da pinça responsável por segurar a lâmpada do equipamento;
- Verificar a existência de possíveis fios partidos;
- Verificar também a integridade do transformador do equipamento, caso exista;
- Trocar a lâmpada regularmente.
Desse modo, o refletor odontológico tende a contar com um elevado tempo de vida útil.