PACIENTES

Marsupialização é indicada para tratar cistos dentários extensos

Marsupialização é indicada para tratar cistos dentários extensos

A marsupialização é realizada a partir da colocação de um dreno

Um cisto no dente pode causar muita dor na boca do paciente. Em alguns casos, ele pode ser remediado através do procedimento de marsupialização.

Você conhece o procedimento de marsupialização?

Marsupialização é uma intervenção cirúrgica muito utilizada em tratamentos de cistos e tumores na boca. Ela é feita por meio da abertura de uma fenda na região do cisto dentário, possibilitando a drenagem dos líquidos acumulados no interior do cisto.

O que é um cisto dentígero?

Um cisto dentígero é em uma cavidade dentro da boca. Nela, ocorre o acúmulo de líquidos e secreções.

O risco associado surge quando os líquidos permitem o acúmulo de bactérias e células mortas. Isso porque o acúmulo pode ocasionar em crescimento do cisto e em prejuízos ao sorriso.

O surgimento de um cisto no dente é motivado por infecções na boca. O problema é mais comum nos chamados terceiros molares, popularmente conhecidos como dentes do siso. Mas também pode aparecer em dentes caninos ou nos pré-molares.

Como é feita a marsupialização?

O primeiro passo da marsupialização como tratamento de cistos é a colocação de um dreno na cavidade do cisto e a realização de uma sutura em suas margens.

O dreno possibilita o esvaziamento do líquido interior. Essa estratégia recebe o nome de descompressão, uma vez que resulta na diminuição da pressão interna. Por essa razão, a reparação do osso afetado é estimulada, reduzindo o tamanho da lesão.

A troca do dreno ocorre a cada 72 horas e o acompanhamento com o profissional responsável é contínuo.

Resultados da marsupialização

Ao final do recurso terapêutico, a lesão pode desaparecer por completo ou diminuir. No segundo caso, necessitará de um procedimento de enucleação dentária para retirar o restante do cisto.

Indicações da marsupialização

É indicada principalmente em cistos dentígeros que não podem ser adequadamente tratados pela enucleação, que é a retirada total do cisto. Contudo, em cistos muito grandes, essa cirurgia pode prejudicar outras estruturas da boca.

Vejamos agora quais são as indicações para a marsupialização são:

  • Cistos muito extensos;
  • Potenciais fraturas da mandíbula;
  • Quando o acesso cirúrgico é dificultado pela extensão da lesão;
  • Quando o procedimento dá assistência para a erupção de um dente;
  • Pacientes não saudáveis que seriam prejudicados pela execução da enucleação.

Vantagens da marsupialização

A marsupialização é simples e evita a realização da enucleação, que empregaria uma abordagem mais extensa e trabalhosa.

No entanto, é importante ressaltar que a não remoção do tecido afetado pela patologia pode trazer consequências negativas para a saúde bucal.

Por isso, um exame histológico deve ser realizado, o que evitaria a progressão da lesão.

Cuidados após a marsupialização

Após a realização, o dentista irá passar alguns cuidados ao paciente, pois há o risco da cavidade acumular alimentos. Assim, novas infecções poderiam se desenvolver. Dessa forma, ela deve ser constantemente limpa e higienizada.

O paciente deve irrigar a cavidade diversas vezes por dia com solução salina e clorexidina 0,2%.

Além disso, a pessoa que passar pela técnica de marsupialização deve manter uma higiene oral cuidadosa e rigorosa.

ACESSO RÁPIDO
    Valdir de Oliveira
    Valdir de Oliveira é cirurgião-dentista graduado em Odontologia pela Universidade de Santo Amaro (UNISA) e pós-graduado em Ortodontia e Ortopedia dos Maxilares pela Sboom. Possui especialização e mestrado em Implantodontia, habilitação em Harmonização Orofacial e Anatomia da Face. Também é professor nas áreas de Cirurgia Bucomaxilofacial e Harmonização Orofacial e voluntário há mais de 20 anos na Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais (ADRA Brasil). Com o registro no Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CRO-SP) nº 52860, Valdir integra a equipe odontológica do Instituto Bernal e Oliveira, que está localizado na Avenida dos Imarés, 572A - Indianópolis, São Paulo - SP.

    Leia também