CLÍNICAS

Lesão por esforço repetitivo é perigo para dentistas

Lesão por esforço repetitivo é perigo para dentistas

Movimentos repetitivos em consultórios odontológicos traz problemas para dentistas

A rotina dentro de um consultório odontológico não é fácil. Além de lidar com a saúde oral de diversos pacientes, o dentista também precisa evitar o desenvolvimento da lesão por esforço repetitivo.

Os dentistas são um dos grupos profissionais mais atingidos pela lesão por esforço repetitivo. Isso demonstra que muitos dos deixam de cuidar da sua própria saúde, o que pode acarretar consequências extremamente graves.

Lesão por esforço repetitivo é um perigo ao qual todos os cirurgiões dentistas devem estar atentos!

Características da lesão por esforço repetitivo

A também chamada LER é provocada principalmente pela realização de uma determinada atividade de forma contínua e frequente.

Desse modo, a agressividade dos movimentos provoca dor nos membros superiores e nos dedos.

Com o agravamento do quadro, aumenta a dificuldade de movimentação dos membros envolvidos, além da sensação de formigamento e fadiga muscular.

Ainda, a amplitude do movimento é reduzida, o que impede a pessoa de realizar as tarefas como antes.

É importante ressaltar que a lesão por trauma acumulativo não é uma doença em si! Ela é uma síndrome que compreende uma série de doenças musculoesqueléticas, como:

  • Tendinite;
  • Tenossinovite:
  • Bursite;
  • Epicondilite;
  • Síndrome do túnel do carpo;
  • Dedo em gatilho;
  • Síndrome do desfiladeiro torácico;
  • Síndrome do pronador redondo;
  • Mialgias.

Lesão por esforço repetitivo em profissionais da odontologia

Por mais que muitos pensem que a maioria dos casos de LER afeta pessoas que trabalham passando muitas horas no computador, não é raro encontrar casos de lesão por esforço repetitivo em dentistas.

Isso porque o profissional é condicionado a realizar os mesmos movimentos, principalmente com as mãos, por um longo período de tempo.

Outra possível causa para o aparecimento dos Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (DORT) é o estresse gerado pela rotina incessante de um consultório odontológico.

É importante que o profissional também se mantenha atento à sua postura, pois uma postura inadequada pode ser motivadora de LER.

Além disso, é comum que profissionais que sentem dor considerem aquilo como algo normal, deixando de lado a questão. Dessa maneira, o quadro é agravado e pode até mesmo prejudicar o desempenho do profissional.

Como evitar a lesão por esforço repetitivo nos dentistas?

Atualmente, alguns equipamentos utilizados no dia a dia de um consultório odontológico já são planejados de forma mais ergométrica. Isso significa que eles oferecem conforto tanto para o paciente, quanto para o dentista.

Contudo, isso não muda o fato de que o profissional passa uma grande quantidade de tempo realizando movimentos repetitivos. Por isso, é importante que o profissional realize as chamadas pausas produtivas.

Durante essas pausas, o dentista deve fazer execícios específicos de alongamento, visando o fortalecimento dos músculos. Esses exercícios recebem o nome de ginástica laboral e devem ser realizados no próprio consultório.

Dessa maneira, a ginástica laboral pode servir tanto para preparar o profissional para a realização dos movimentos repetitivos, quanto para compensar essa realização.

Assim, são evitadas as dores advindas da lesão por esforço repetitivo, além de prevenir a fadiga muscular, corrigir vícios de postura e aumentar a disposição do profissional.

ACESSO RÁPIDO
    Valdir de Oliveira
    Valdir de Oliveira é cirurgião-dentista graduado em Odontologia pela Universidade de Santo Amaro (UNISA) e pós-graduado em Ortodontia e Ortopedia dos Maxilares pela Sboom. Possui especialização e mestrado em Implantodontia, habilitação em Harmonização Orofacial e Anatomia da Face. Também é professor nas áreas de Cirurgia Bucomaxilofacial e Harmonização Orofacial e voluntário há mais de 20 anos na Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais (ADRA Brasil). Com o registro no Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CRO-SP) nº 52860, Valdir integra a equipe odontológica do Instituto Bernal e Oliveira, que está localizado na Avenida dos Imarés, 572A - Indianópolis, São Paulo - SP.

    Leia também