O procedimento é um dos mais recomendados por implantodontistas
Implantes dentários existem para substituir os dentes ausentes. Eles são usados tanto com finalidade estética, quanto para auxiliar na qualidade de vida. Para isso, existem diversas maneiras de realizar o procedimento, sendo uma delas a técnica de implante imediato.
Em alguns casos o dente está bastante danificado e precisa ser removido através de uma cirurgia. Isso faz com que muita gente perca a autoestima e o hábito de sorrir. Mas não se preocupe, em casos onde há urgência na recuperação do dente, é possível realizar o implante imediato.
O implante imediato é o implante dentário feito logo após a exodontia – a extração do dente natural. Usando esse método, o dentista poupa o paciente de retornar ao consultório por mais vezes e ainda evita o constrangimento de não ter dentes na boca.
Implante imediato x Implante tardio
Realiza-se o implante imediato após exodontia pois, com a extração do dente natural, a arcada tende a fazer uma movimentação óssea para ocupar o espaço vazio e modificar toda a mordida. Assim, a posição original da boca é alterada.
Quando o paciente opta por um implante imediato, em uma só cirurgia ele retira o dente e já o repõe com a prótese. Essa ação manterá a estrutura da arcada, largura e altura do dente e o que é mais importante: o osso preservado o que aumenta o sucesso para tratamentos posteriores.
Existem casos onde o paciente aguarda a extração cicatrizar. Seja por questão de economia ou pois ele não deseja realizar dois procedimentos seguidos. Assim, o implante é deixado para um segundo momento, o que é um grande erro.
Postergar a colocação do implante abre margem para a aparição de maiores problemas. Como citado acima, ocorre uma movimentação óssea.
Isso pode levar ao desenvolvimento de um mordida errada e o entortamento dos dentes, além de trazer problemas futuros.
Esses problemas levariam o paciente a passar por outros procedimentos cirúrgicos. Portanto, o mais fácil e indicado, é realizar tudo de uma só vez e evitar dores de cabeça.
E quando existem dois ou mais dentes ausentes?
Nesses casos é ainda mais importante a importâncias dos implantes imediatos. Como já sabemos, a ausência dental danifica a estrutura óssea bucal. Portanto, quanto mais dentes estiverem faltando, maior será o impacto.
Vamos supor que o paciente tenha que extrair dois dentes.
Caso ele opte pelo implante imediato na primeira extração, o segundo dente terá toda a arcada preservada e será muito tranquilo realizar a extração e implantação. Isso trará muito mais conforto e facilidade ao tratamento.
Implante imediato é uma questão estética
As alterações ósseas provocadas pela extração de dentes podem prejudicar o visual do seu sorriso e, até mesmo, modificar o formato de sua face.
Essas mudanças não ocorrem de uma hora para outra. São pouco perceptíveis em um primeiro momento, mas evoluem, podendo desencadear alterações notórias na estética facial da pessoa.
Por isso, a colocação de um implante no local do dente perdido evitará transtornos e deixará um dente bonito e aparentemente bem natural naquele espaço.
Alem disso, o implante aumenta a autoestima e confiança do paciente, trazendo segurança para ele realizar suas atividade cotidianas tranquilamente.
Agora você conhece um pouco mais sobre o implante imediato, já sabe o que fazer quando possuir um dente comprometido e que precise ser extraído.