Grade lingual impede que dentes fiquem tortos

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Veja como a grade lingual pode te ajudar a ter um sorriso perfeito

Os nossos dentes se formam dependendo de como cuidamos deles. As forças que nós aplicamos e os hábitos que temos interferem diretamente no desenvolvimento do nosso conjunto dentário. Assim, uma alternativa para minimizar essas interferências é o uso da grade lingual.

O tratamento ortodôntico tem muitos processos. O mais comum é quando o paciente usa aparelhos fixos ou removíveis. Mas, o profissional pode indicar a grade lingual para o paciente.

A grade lingual é um equipamento metálico ortodôntico, que tem como objetivo impedir que o paciente entorte os dentes. Importante ressaltar que esse aparelho não exerce força ortodôntica. A grade lingual apenas impede que os nossos hábitos influenciem na posição dos dentes.

Devo usar a grade lingual?

Apenas quando você fizer uma visita ao seu dentista de confiança você terá a resposta certa. O profissional fará um exame e discutirá com você os caminhos a seguir.

O ortodontista recomenda o aparelho com grade para pacientes com:

  • Hábito de chupar chupeta constantemente;
  • Hábito de empurrar a língua contra os dentes, forçando os dentes para frente;
  • Hábito de chupar o dedo;
  • Mordida aberta anterior: é um exemplo de má oclusão dentária. Essa mordida é caracterizada pela ausência de contato entre os dentes superiores e inferiores da arcada dentária. Ou seja, a mordida deixa um espaço vazio significativo entre os dentes superiores e inferiores. Ela é causada pelos hábitos então citados; e
  • Mordida cruzada: arcada superior fique desalinhada com a inferior. Ela é causada pelos hábitos então citados;

É importante notar que a grade palatina, como também pode ser chamada, serve como uma barreira para impedir que os hábitos e as mordidas se aprofundem e causem mais danos a formação dos dentes.

Ainda, o tratamento só terá efeito se o paciente se dedicar e prestar atenção nos seus hábitos. E, o uso da grade só termina quando os hábitos forem eliminados.

Como devo usar a grade?

É possível usar a grade removível e a grade palatina fixa. O tipo vai depender do autocontrole do paciente.

Ela pode ser removível se o paciente tem disciplina suficiente para interromper o mau hábito.

Caso ele não consiga parar com o hábito rapidamente, essa mania pode ir limitando cada vez mais o desenvolvimento da arcada dentária. Com isso, o ortodontista recomenda que a grade seja fixa. Assim, ela impede 24 horas por dia que o paciente continue com o vício.

O aparelho com grade pode ser instalado em cima ou embaixo da língua.

Cuidados com a grade palatina

Para esse tratamento ortodôntico, o paciente deve prestar atenção nas recomendações do dentista de confiança.

Por isso, o profissional recomendará que a pessoa não fique mexendo no aparelho para não machucar a cavidade bucal.

Na hora da alimentação, é recomendável que o paciente não coma alimentos duros e grudentos.

Na hora da limpeza, o paciente precisa estar atento com os cuidados de higiene oral. É importante que ele limpe os dentes e o aparelho depois de acordar, depois das refeições e antes de dormir.

Faça movimentos suaves na hora da escovação e não se esqueça de usar o fio dental! Use enxaguantes bucais caso seu dentista recomende algum.

Cuide atentamente da grade lingual para ter um sorriso perfeito e saudável no futuro.

Yara Barreto

Yara Barreto

Formada em Odontologia pela Universidade de São Paulo (2008). Aluna de iniciação científica Pibic/Unicid da Universidade de São Paulo. Em 2009, concluiu estágio clínico em Ortodontia no Instituto Vellini, e em 2010, curso de planejamento Ortodôntico na Universidade Metodista. Concluiu em 2014 sua especialização em ortodontia e atua com ortodontia digital. Dentista na Odontoclinic e responsável técnica da OdontoImage.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!