CLÍNICAS

Experiência do paciente e sua importância para o dentista

Experiência do paciente e sua importância para o dentista

Dentistas e clínicas devem fazer o possível para elevar a qualidade da experiência do paciente

Ir ao dentista pode ser complicado. Os procedimentos podem assustar alguns. Por isso, a experiência do paciente e como ele será tratado faz toda a diferença.

Tendo isso, você sabia que a experiência do paciente é algo tão importante que existem até mesmo cursos e especializações sobre esse assunto?

Experiência do paciente é um esforço que irá envolver toda a equipe do consultório ou clínica, e leva em conta a qualidade, segurança, custos e resultados de todos os procedimentos.

Ela envolve diversas questões, desde as mais técnicas e burocráticas, até o modo como o atendimento foi realizado e como o paciente se sentiu.

O Que é Experiência do Paciente?

Assim como já explicamos, é algo que envolve muito mais do que somente os resultados e, muitas vezes, é até confundida com a satisfação do paciente.

Você sabia que existe até uma avaliação da experiência do paciente? Algumas das principais interações que constituem essa boa experiência são:

  • Sistema de saúde, incluindo: planos, médicos, ajudantes, práticas médicas;
  • Qualidade dos cuidados de saúde;
  • Possibilidade de  um agendamento de consultas antecipadas;
  • Fácil acesso às informações;
  • Boa comunicação com quem irá prestar os cuidados de saúde

Dessa forma, reconhecer a importância de entender o que é uma boa experiência para o paciente, pode ser o diferencial para a fidelização de clientes, por exemplo.

Análise

Nós já citamos anteriormente neste artigo o fato de existir uma análise sobre como essa experiência em um geral foi para o paciente.

O que ocorre então nesse momento é verificar até que ponto os pacientes estão recebendo os devidos cuidados e que estão à altura do que esperam, atendendo suas necessidades e seguindo seus valores.

A experiência do paciente no dentista, por exemplo, diz muito sobre qual será a imagem que seu trabalho, clínica e consultório passarão, se ela é de qualidade ou não.

Dessa forma, para realizar então uma análise completa de como foi essa experiência, é preciso basicamente:

  1. Saber do paciente se algo aconteceu
  2. Questionar se isso o incomodou
  3. Entender quantas vezes aconteceu

Nesses casos, se algum problema for apontado, é fundamental que o profissional demonstre preocupação e se comprometa a solucionar o ocorrido para que não se repita.

Experiência do Paciente no Consultório Odontológico

Uma vez que, com o passar do tempo, mais e mais opções de dentistas estão aparecendo no mercado, é preciso ter suas estratégias para assegurar seu trabalho.

Uma boa dica, por exemplo, é que toda a equipe da clínica odontológica esteja consciente e bem treinada para que consigam oferecer a melhor experiência o possível para os pacientes.

Ser didático, demonstrar interesse e ter até mesmo uma certa intimidade com o paciente dentro do consultório odontológico também faz parte desses diferenciais.

Além disso, estratégias de marketing digital para dentistas são uma ótima maneira de gerar uma boa experiência para os pacientes por meio das redes sociais, estreitando os relacionamentos.

Você, cirurgião-dentista, já havia ouvido falar sobre a experiência do paciente? Esse pode ser o detalhe que faltava para tornar seus atendimentos ainda melhores.

ACESSO RÁPIDO
    Ramiro Murad
    Ramiro Murad Saad Neto, cirurgião-dentista com registro no Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CRO-SP) nº 118151, é graduado pela UNIC e residente em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial Facial no Sindicato dos Odontologistas de São Paulo (SOESP - SP). Possui habilitação em Harmonização Orofacial e também é gestor de clínicas e franquias odontológicas. Além disso, é integrante da equipe Bucomaxilofacial da Clínica da Villa, que está na Rua Eça de Queiroz, 467 - Vila Mariana, São Paulo - SP.

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