Alguns problemas bucais são os primeiros sintomas da diabetes
Os profissionais especializados em odontologia nos ajudam a manter a saúde bucal perfeita. Mas você sabia que dentistas também são essenciais no tratamento da diabetes? Diabetes e odontologia tem mais conexões do que podemos imaginar.
Causada pelo alto grau de glicose no sangue de uma pessoa, a diabetes é uma doença comum. Justamente por isso pode ocasionar problemas bucais. Mas, não é só isso, algumas alterações orais também afetam o nível de glicose. Por essa razão, diabetes e odontologia andam juntas.
A relação entre diabetes e odontologia é estreita. Muitas das doenças orais podem indicar que o paciente tenha diabetes. O contrário também acontece, e a diabetes pode ser a causa para muitas alterações na saúde oral.
Diagnóstico
O dentista pode suspeitar que o paciente tenha diabetes a partir desses sintomas:
- Boca Seca (xerostomia);
- Mau hálito;
- Cáries;
- Infecções virais;
- Infecções Fúngicas;
Apesar da suspeita da doença, o paciente não encontra o diagnóstico preciso e nem os tratamentos efetivos para diabetes na odontologia.
Por isso, o cirurgião-dentista indicará um médico especializado para um tratamento eficaz. Geralmente, endocrinologistas são os mais indicados nestes casos.
Problemas bucais e diabetes
A diabetes pode ocasionar o desenvolvimentos das seguintes doenças bucais:
- Hipossalivação: a doença interfere na atuação de glândulas, inclusive na glândula salivar. Assim, o nível de saliva produzido é reduzido, o que causa boca seca e o aparecimento de mais bactérias. Essas bactérias se proliferam e podem causar doenças mais severas, como infecções; e
- Doenças Periodontais: com a imunidade baixa por causa dos picos da diabetes e a pouca produção de saliva, as bactérias entram mais facilmente na boca. Assim, a inflamação da gengiva (gengivite) é mais fácil de acontecer. Caso não tratada, ela pode evoluir e se desenvolver em periodontite e periodontite crônica.
Recomendação dos dentistas para diabéticos: antes de qualquer procedimento, é importante que você avise para o profissional de confiança que você tem diabetes.
Isso ajuda ambos a se comunicarem melhor e a achar procedimentos que não afetem a saúde do paciente.
Cuidados com a saúde bucal
Pacientes com diabetes precisam tomar cuidados especiais com a higiene oral. É necessário dar atenção minuciosa à saúde bucal para diminuir os riscos de problemas futuros.
Assim, separamos algumas recomendações para você começar a seguir.
Escove os dentes depois de acordar, depois das refeições e antes de ir dormir. Faça movimentos suaves e circulares em torno de todos os dentes.
Lembre de sempre escovar a língua também, porque ela tem bactérias que podem fazer mal à saúde. Mas é importante tentar não passar a escova bruscamente.
O uso do fio dental pelo menos uma vez ao dia é recomendado pelos dentistas. Não precisa passar o fio de forma bruta, mas é preciso que você limpe toda a área ao redor do dente e perto da gengiva.
O seu dentista também pode passar algum enxaguante bucal ideal para você manter e completar a limpeza bucal todos os dias.
Na hora da alimentação, também é preciso ter uma dieta regulada.
Por isso, consuma bastante vitaminas e nutrientes. Não abuse de alimentos com muito açúcar, nem os muitos gordurosos. Não esqueça de se manter hidratado sempre que puder.
O tema da diabetes e saúde bucal precisa ser debatido. Com uma saúde bucal em dia, você pode manter equilíbrio agradável na sua boca. Viu? Diabetes e odontologia são sim inseparáveis.