Saiba como escovar os dentes para cuidar da sua saúde bucal
Para manter a saúde bucal e evitar o desenvolvimento de cáries, mau hálito e placas bacterianas, escovar os dentes de maneira adequada e regularmente é fundamental. Os dentistas recomendam que a escovação seja feita pelo menos duas vezes ao dia e sempre antes de dormir, pois nesse momento há mais chances de proliferação de bactérias.
O primeiro passo é escovar os dentes com movimentos suaves e curtos. Dê uma atenção diferenciada para a margem da gengiva, para os dentes posteriores, para aqueles mais difíceis de alcançar e as áreas situadas ao redor de restaurações e coroas.
Escovar os dentes é um ato de higiene diário e deve ser incorporado à rotina. Além de manter a saúde bucal, uma escovação correta se mantém os dentes fortes e resistentes. Ainda, evita o desenvolvimento de cáries e outras doenças como gengivite e a periodontite, que causam dor, sangramentos e dificuldade para falar e mastigar.
Passo a passo de como escovar os dentes corretamente
- Comece escovando as superfícies voltadas para a bochecha dos dentes superiores e, depois, dos inferiores;
- Siga fazendo a escovação das superfícies internas dos dentes superiores e inferiores;
- Escove as superfícies de mastigação;
- Faça movimentos circulares ou verticais, da gengiva para fora. Repita o movimento por cerca de 10 vezes, a cada 2 dentes; e
- Escove a língua fazendo movimentos para trás e para a frente.
Usar um enxaguante bucal e bochechar para finalizar é uma boa prática. Esse hábito elimina o mau hálito e também ajuda a manter a saúde bucal.
A pasta deve ter flúor na sua composição, em quantidade entre 1000 e 1500 ppm. Você pode verificar essa informação no rótulo da embalagem e procurar pelo nome fluoreto de sódio. O ideal é usar cerca de 1 cm para adultos, e no caso das crianças, uma quantidade que corresponda ao tamanho de um feijão ou ervilha.
Qual a escova de dentes ideal?
Grande parte dos dentistas sugere que a escova de dentes tenha cerdas macias. Esse tipo é o melhor para a remoção da placa bacteriana e também dos resíduos de alimentos. É indicado procurar escovas com cabeças menores pois são mais adequadas e alcançam com facilidade todas regiões da boca.
É recomendado trocar a escova de dentes a cada três meses ou quando notar que ela está desgastada e com as cerdas tortas. Nem todos se atentam para esse detalhe, mas é muito importante trocar de escova depois de uma gripe ou resfriado para diminuir o risco de nova infecção por meio dos germes que aderem às cerdas.
Para manter a higiene da escova e evitar cáries e outras infecções não compartilhe com outras pessoas. Guarde sua escova em um local seco, com os as cerdas viradas para cima. De preferência, proteja a escova com uma tampa.
Como escovar os dentes com aparelho
A escovação para quem usa aparelho ortodôntico é bem similar ao procedimento ao descrito acima. Use uma escova comum, e inicie com movimentos circulares entre a gengiva e a parte de cima dos braquetes, removendo a sujeira e placas bacterianas que podem estar nesta região.
O próximo passo é repetir o movimento na parte de baixo dos braquetes, removendo também a placa nesta região. Não esqueça de escovar também a parte interna assim como indicado no procedimento sem aparelho fixo e a língua.
Depois que terminar com a escova de dentes comum, usa a escova interdental para alcançar locais de difícil acesso e limpar as partes laterais dos braquetes. Essa escova tem uma ponta mais fina com cerdas. Por isso, é útil para quem usa aparelhos ou para quem tem próteses na hora de escovar os dentes.