Cárie de mamadeira prejudica a saúde dos bebês

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Conheça os perigos deste tipo de doença bucal

O seu filho costuma dormir com a mamadeira na boca e isso impede que você realize a higiene bucal dele? Cuidado, isso pode causar cárie de mamadeira.

Ou seja, aquela velha história de que não devemos dormir sem escovar os dentes vale para os bebês também. Logo, é bom ficar ficar atento para que seu pequeno não desenvolva a comum, porém temida cárie de mamadeira.

A cárie de mamadeira ou cárie do bebê é uma doença que atinge principalmente os bebês e está relacionada à ingestão de líquidos açucarados na mamadeira  durante a noite ou antes da criança adormecer.

Ela ocorre pois, uma vez que não seja realizada a higiene bucal, o leite fica estagnado na boca. Simultaneamente a isso, durante o sono, a salivação da criança diminui.

Esses dois processos, agindo juntos, atuam como catalisadores para o surgimento de cáries no dente dos bebês.

As cáries, além de aparecerem mais facilmente, também se desenvolvem com muito mais agilidade. Assim, existe a possibilidade do surgimento de grandes danos  nos dentes de seu filho.

Como prevenir a cárie de mamadeira

O passo principal para a prevenção da cárie infantil é, se possível, não oferecer mamadeira para os filhos antes de dormir ou durante a madrugada.

Trata-se de uma questão de costume, pois uma vez que que a criança está acostumada a utilizar a mamadeira frequentemente, fica muito difícil tirar esse hábito dela.

É importante que os pais se conscientizem que a noite é o momento de descanso da criança, ou seja, ela não precisa mamar.

Outro costume bastante comum mas que deve ser evitado é que muitos pais adoçam o bico da chupeta com mel ou açúcar para tranquilizar as crianças.

Por fim, é fundamental que os pais realizem a correta higiene bucal das crianças após cada mamada, sem exceções.

Principais sintomas da cárie de mamadeira

A cárie de mamadeira age de forma bastante veloz. Ela destrói o esmalte dentário, proporcionando o surgimento de manchas brancas por toda extensão da região afetada.

Quando não tratada, ela evolui para lesões mais aparentes e doloridas. Normalmente as manchas brancas tomam uma tonalidade mais escura e surgem cavidades bem visíveis nos dentes.

É importante cuidar desse tipo de cárie, pois apesar de se manifestarem em dentes de leite, elas também podem afetar os dentes permanentes, fazendo com que eles nasçam tortos.

Tratamento da cárie infantil

O tratamento a ser realizado depende de cada situação específica e ser avaliada pelo dentista, podendo ser uma restaurações com materiais próprios para dentes de leite, tratamentos endodônticos (de canal) com remoção do nervo do dente ou a extração do dente.

O tratamento pode ou não ser doloroso, dependendo da profundidade da cárie, portanto pode-se utilizar um anestésico local.

Também existe a possibilidade de fazer uma sedação na criança. Tudo dependerá da análise do especialista.

Agora você já conhece os tipos de cárie infantil e a cárie de mamadeira. É bom tomar todos os cuidados necessários para que seu filho tenha uma saúde bucal impecável.

Juliana Peres

Juliana Peres

Graduada em Odontologia pela Universidade Cidade de São Paulo. Pós-graduada em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial pelo programa de residência profissional do Complexo Hospitalar Padre Bento de Guarulhos. Conhecimento na área de cirurgia oral menor e maior. Residente em cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial no Complexo Hospitalar Padre Bento durante 3 anos e responsável pelo atendimento de pacientes na área de clínico geral, cirurgias orais e harmonização orofacial em diferentes clínicas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

© All rights reserved

Simpatio 2020

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.