Quanto mais cedo a criança colocar o aparelho, mais fácil será o tratamento
Quando se tem filhos, existem diversas preocupações referentes à saúde bucal da criança. Uma delas é quando os dentes começam a nascer sem estarem posicionados corretamente, necessitando do aparelho ortodôntico infantil.
Você sabe qual é a melhor idade para colocar o aparelho ortodôntico infantil e como é feito o tratamento com as crianças?
O aparelho ortodôntico infantil normalmente é colocado ainda durante a fase de desenvolvimento dos dentes e de crescimento da mandíbula da criança. Sua função é a mesma que o dispositivo para adultos: alinhar a posição dos elementos dentários na arcada.
É possível também que o paciente desenvolva problemas na ATM, em decorrência da má oclusão. Isso ocasionaria na DTM, a disfunção da articulação temporomandibular, que causa muita dor e afeta a mastigação da pessoa.
Então, é de grande importância que sejam aplicadas as técnicas ortodônticas assim que a criança começar a sentir dores ou os pais perceberem que os dentes estão nascendo tortos.
As possíveis intervenções são:
- Colocação de uma placa removível de mola digital;
- Plano inclinado para tratamento de má oclusão;
- Expansor palatino;
- Uso de aparelhos ortodônticos, podendo ser móvel ou fixo.
Mas, neste artigo, o nosso foco será os aparelhos ortodônticos. Por isso, abordaremos todos os principais pontos que giram em torno do tema.
Confira conosco!
Cuidados com o aparelho ortodôntico infantil: dicas para os pais
No momento em que o odontopediatra analisa a necessidade de uso do aparelho ortodôntico na infância, ele irá alertar os pais da criança.
Mas, para isso, é necessário que as crianças sejam levadas ao dentista assim que os primeiros dentinhos começarem a nascer.
Dessa forma, é possível analisar a possibilidade de uma intervenção ortodôntica ainda durante a fase da infância, diminuindo o tempo de uso do aparelho e fazendo com que não seja necessário colocá-lo na fase adulta.
Assim que o aparelho é colocado, os pais possuem grande importância e influência para o bom andamento do tratamento.
Isso porque normalmente durante a infância as crianças ainda não estão acostumadas a manter hábitos de uma boa higiene bucal.
Assim, é necessário que os pais fiquem de olho principalmente na rotina dos filhos, incentivando-os a escovar os dentes pelo menos três vezes ao dia.
Fora isso, alguns cuidados precisam ser tomados para não atrasar o resultado.
Por isso, veja algumas dicas que separamos para quem tem filho que usa aparelho:
- Caso ele use aparelho fixo e pratique esportes, compre um protetor bucal de silicone para que ele não corra riscos se sofrer uma pancada;
- Fique atento à alimentação do seu filho, evitando alimentos duros ou com caroço, além do excesso de açúcar, que pode causar cárie dentária;
- Incentive seu filho a escovar os dentes e a utilizar corretamente elásticos, caso seja preciso;
- Leve-o ao dentista na frequência certa, respeitando as datas de consultas.
Assim, seu filho terá diversos benefícios por ter usado aparelho ortodôntico durante a infância, contando com um sorriso bonito e saudável para o resto da vida.
Como funciona o tratamento da ortodontia infantil?
Até agora, você já sabe que pode ser recomendado o uso de aparelho para crianças e quais são os cuidados necessários com ele. Então, é hora de falar sobre como funciona o tempo de uso de aparelho na ortodontia infantil.
Antes de mais nada, é válido pontuar que, assim como na fase adulta, que pode ser usado diversos tipos de aparelhos, na infância, a situação funciona da mesma forma.
O fator determinante para escolher qual o tipo de tratamento ortodôntico é a fase da dentição da criança, ou seja, se ela está na dentição decídua ou mista.
No entanto, é necessário que o tratamento não machuque muito a criança ou possa gerar eventuais traumas.
Afinal, se isso acontecer, existe uma grande possibilidade da criança não querer utilizar mais o aparelho, comprometendo todo o resultado.
É de grande importância que o uso de aparelhos seja feito ainda durante a infância, já que a formação óssea e dentária ainda estão em desenvolvimento, o que permite alterá-las mais facilmente. Portanto, quanto mais cedo o tratamento começar, melhor será para o paciente.
Quais são as fases do tratamento ortodôntico?
Assim como nos adultos, a correção passa por etapas.
Para as crianças, são duas:
- Preventiva/interceptiva: possui duração de 18 a 24 meses, quando o profissional busca a adequação das bases ósseas;
- Corretiva: dura entre 18 e 36 meses, considerando o tempo em que o aparelho irá corrigir o posicionamento dentário.
O período de utilização, de modo geral, não é longo. E os benefícios que gera são preciosos:
- Melhora na capacidade respiratória;
- Melhora na função mastigatória;
- Serve como um guia para que os dentes permanentes nasçam em posições favoráveis;
- Corrige hábitos danosos de sucção e de deglutição;
- Reduz a probabilidade da criança ter dentes impactados, principalmente os caninos.
Existe um momento certo para colocar o aparelho na criança?
Normalmente, o tipo mais recomendado é o aparelho móvel infantil, justamente pela praticidade e por se tratar de mudanças pequenas que precisam ser feitas.
Sua colocação é recomendada a partir dos 5 anos de idade. Os casos que precisam dele são:
- Dentes tortos: quando a criança possui um mal posicionamento na arcada;
- Traumas dentários: se a criança perder um dente de leite antes do tempo, pode ser colocado uma prótese que não atrapalha o crescimento do dente permanente;
- Oclusopatia: problema de encaixe dos dentes gerado por hábitos como chupeta ou chupar os dedos, causando disfunções como a mordida aberta.
Se o seu filho se encontra em alguma destas condições, o dentista pode optar pelo uso do aparelho móvel.
Já o aparelho fixo infantil é recomendado apenas quando a criança já está com a dentição mista, tendo dentes de leite e permanentes juntos.
Normalmente, ele pode ser colocado entre os 6 e 7 anos.
Aqui, no entanto, o uso do aparelho ortodôntico para crianças é idêntico aos adultos.
Um ponto interessante e que geralmente as crianças gostam é a variedade de cores que as borrachas podem ter.
Agora que você sabe mais sobre o uso do aparelho ortodôntico infantil e os cuidados que você e seu filho devem possuir, não existe mais razão para deixar de ir ao dentista, certo? Lembre-se: quanto antes o tratamento começar, melhor será para o seu filho.