Importância da acessibilidade em consultórios odontológicos

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

A acessibilidade odontológica faz com que todos os pacientes tenham a mesma condição durante o tratamento

A limitação motora de pessoas com deficiência pode comprometer a saúde bucal. Por isso, a odontologia inclusiva é importante. No entanto, para isso, é necessário que o consultório odontológico possua acessibilidade.

E quando dizemos acessibilidade, elas devem envolver todos os tipos de portadores de necessidades especiais, além dos idosos e das gestantes, já que eles precisam de um local apropriado.

Acessibilidade é um conjunto de medidas voltadas para garantir que a pessoa com necessidades especiais consiga transitar sem problemas em um determinado local. Ela está atrelada a um ramo da arquitetura e urbanismo.

Importância da acessibilidade

Os pacientes especiais normalmente possuem uma predisposição de desenvolver algumas disfunções na boca por conta de patogenias sistêmicas.

Por exemplo, alterações salivares e musculares, dietas cariogênicas, sem contar a dificuldade em realizar a higienização da boca.

E para que eles possam ter um tratamento odontológico idêntico ao de uma pessoa sem deficiência, é indispensável que o consultório ou a clínica seja adaptado.

Portanto, a acessibilidade para deficientes garante sua segurança e integridade física, endossando o direito de ir e vir para todos.

Adaptações do consultório e clínica

A Associação Brasileira de Normas e Regras (ABNT), mediante sua Norma Brasileira (NBR) 9050, define as seguintes regras para que o dentista saiba como deixar seu consultório acessível:

  • Adesivo

Primeiramente, o adesivo com o Símbolo Internacional de Acesso deve anunciar que há acessibilidade no consultório odontológico.

  • Entrada

As entradas devem ter rampas de acesso, se seu nível for mais elevado que o da rua, e portas maiores que as convencionais, com no mínimo 0,8m de largura. As maçanetas necessitam ser do tipo alavanca.

Se possível, instale portas automáticas, pois é mais adequada.

Sobre as medidas das rampas, elas precisam ter 1,2m de largura, piso antiderrapante e corrimão em pelo menos um dos lados, sendo este em formato tubular e com diâmetro de 4cm.

Coloque pisos táteis, ou seja, aqueles caracterizados pela diferente textura em relação ao piso convencional, que serve de alerta para para os deficientes visuais

  • Corredores

É fundamental que os corredores tenham 1,5m de largura.

  • Elevador

Caso o consultório ou a clínica tenham dois andares ou mais, os elevadores devem ter profundidade mínima de 1,4m, área de 2,4m² e largura da porta de 0,8m.

Já os botões dos andares necessitam estar a, no máximo, 1,2m de altura e com identificação em Braille.

  • Estacionamento

No estacionamento, é indispensável reservar uma vaga próxima à porta de entrada para esses pacientes, sinalizando-a.

  • Banheiro

O banheiro necessita de pelo menos 1,4m de largura e 1,6m de comprimento. Quando a porta for aberta, ela precisa deixar um vão livre de 0,8m para passagem do paciente.

Sua tranca também deve ser externa, para que seja possível abri-la por fora em caso de emergência.

O vaso sanitário precisa estar a 0,46m de altura do piso e de distância da parede. Ele necessita de barras de apoio com comprimento de, pelo menos, 0,65m e diâmetro de 3cm.

Os lavatórios sem coluna são os mais indicados porque não atrapalham o paciente. A torneira deve estar disposta a 25cm da borda da pia.

Seguindo todas as regras de acessibilidade, o dentista proporciona ao paciente o melhor tratamento possível.

Yara Barreto

Yara Barreto

Formada em Odontologia pela Universidade de São Paulo (2008). Aluna de iniciação científica Pibic/Unicid da Universidade de São Paulo. Em 2009, concluiu estágio clínico em Ortodontia no Instituto Vellini, e em 2010, curso de planejamento Ortodôntico na Universidade Metodista. Concluiu em 2014 sua especialização em ortodontia e atua com ortodontia digital. Dentista na Odontoclinic e responsável técnica da OdontoImage.

Compartilhe sua opinião

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!