Alguns cuidados específicos ajudam a preservar a saúde bucal de pessoas mais velhas
É natural que, com o passar do tempo, a nossa saúde se torne mais frágil. Por isso, é de extrema importância que os cuidados sejam redobrados. A saúde bucal do idoso não fica fora dessa conta e necessita de atenção especial.
Casos de idosos que perdem seus dentes e são obrigados a substituí-los por próteses e dentaduras são comuns. Isso acontece em consequência de doenças ou falta de cuidados adequados com a saúde bucal do idoso.
Manter a saúde bucal do idoso não consiste apenas na preservação dos dentes em seu estado natural. Ela se refere também à constante manutenção da saúde da boca em busca de uma maior qualidade de vida. Porém, existem alguns cuidados com os dentes dos idosos que podem ser tomados.
Cuidados com a saúde bucal do idoso
-
Higiene bucal
Muitas vezes, a fraqueza muscular que acomete os idosos dificulta o processo de higienização bucal. Escovar os dentes e passar fio dental, por exemplo, deixam de ser tarefas simples.
Mesmo assim, é importante que se mantenham os hábitos de cuidado com a higiene para impedir o acúmulo de bactérias nos dentes, causadoras de doenças.
É indicado que, além dos dentes, se escove a língua, pois ela também pode ser local de acúmulo de bactérias. O uso de uma escova elétrica pode facilitar a higienização da boca para aqueles que possuem mobilidade reduzida ou dificultada.
-
Tomar água
A sensação de boca seca é comum em idosos. Ela pode ser fruto de doenças ou do uso de determinados medicamentos.
A falta de saliva pode prejudicar a digestão e a deglutição dos alimentos, e também a proteção dos dentes. Assim, aumenta a chance de cáries e doenças periodontais afetarem o paciente.
Uma das opções para sanar o problema é a maior ingestão de água. Existem também opções de salivas artificiais que podem ser utilizadas por quem sofre com o problema. Porém, se a questão não for resolvida, um profissional deve ser consultado.
-
Odontogeriatria
No mundo da odontologia, existe uma especialidade específica para os idosos, a chamada odontogeriatria.
Seu objetivo é promover a saúde bucal do idoso, reforçando os hábitos de higiene oral e controlando os riscos de doenças.
Além disso, a odontogeriatria ainda está a cargo de alguns tratamentos odontológicos para idosos, inclusive aqueles que pretendem gerar mais conforto e bem-estar, como instalação de implantes.
Geralmente, o profissional especializado em odontogeriatria atua aliado a profissionais de outras especialidades médicas, promovendo a saúde completa do idoso.
O foco do dentista especializado em odontogeriatria é a manutenção e cuidado com os dentes dos idosos.
Problemas que afetam a saúde bucal do idoso
Existem alguns problemas da saúde bucal que têm maior incidência entre os idosos, como:
- Cáries, que são frutos do acúmulo de bactérias e geram dor e desconforto;
- Doenças da gengiva, também fruto do acúmulo de placa bacteriana;
- Diminuição da sensibilidade da gustativa, natural do envelhecimento. Ela pode gerar exagero de substâncias prejudiciais à saúde bucal, como sal e açúcar;
- Perda de tonicidade da língua;
- Retração gengival;
- Perdas dentárias;
- Lesões na boca;
- Inflamações ou infecções;
- Problemas decorrentes de próteses velhas ou mal-adaptadas.
A prevenção e o tratamento desses problemas são essenciais para a perfeita preservação da saúde bucal do idoso.