PACIENTES

Manifestações da doença de Heck e seus tratamentos

Manifestações da doença de Heck e seus tratamentos

A doença de Heck se manifesta através do aparecimento de verrugas indolores na boca

Cada vez mais as pessoas entendem a necessidade do uso de preservativos para evitar a transmissão de doenças pelo ato sexual. São inúmeras as patologias que podem ser transmitidas dessa maneira, e uma delas é a doença de Heck.

Uma das especificidades das doenças doenças sexualmente transmissíveis é que elas se manifestam em diferentes partes do corpo, inclusive na boca. Por isso, a doença de Heck pode ser diagnosticada tanto por dentistas, quanto pelos dermatologistas.

Doença de Heck é uma doença rara causada por infecção associada ao vírus HPV (Papilomavírus Humano). Ela se manifesta na mucosa da boca e é mais frequente em crianças e mulheres.

O vírus se instala no epitélio escamoso oral. Esse tecido, também conhecido como mucosa bucal, é caracterizado por ser úmido e revestir toda a cavidade oral.

Sua transmissão se dá através do contato direto com pele infectada pelo vírus. Desse modo, é comum que ele seja transmitido sexualmente.

Sintomas da doença de Heck

A doença de Heck é caracterizada pelo aparecimento de lesões sólidas, elevadas, rosadas ou esbranquiçadas e arredondadas na boca.

Essas bolhas na boca, que são conhecidas como pápulas, podem aparecer separadas ou formando uma placa na região da língua, interior das bochechas, lábios ou céu da boca.

O tamanho delas varia entre 0,1 cm e 1 cm. A parte inferior dos lábios é o local mais comum para o aparecimento dessas lesões.

O surgimento dessas placas ou pápulas recebe o nome de hiperplasia epitelial focal.

Em geral, as bolhas não causam dor. Contudo, são grande motivo de desconforto na hora de mastigar ou falar.

Além disso, por estarem localizadas dentro da cavidade oral, não é raro que se morda uma dessas pápulas, gerando sangramento.

Tratamentos da doença de Heck

É normal que as verrugas na boca desaparecem espontaneamente no decorrer dos meses. Isso porque são benignas e não geram grandes malefícios para a saúde bucal ou geral do paciente.

Porém, se o desconforto provocado pelas lesões for muito grande e chegar a ocasionar alterações no rosto do paciente, existem alguns tratamentos viáveis, como:

  • A remoção cirúrgica das lesões;
  • A aplicação de ondas eletromagnéticas sobre as bolhas, também chamada de diatermia. Esse processo acelera a regeneração dos tecidos presentes na boca;
  • A utilização de pomadas específicas. Essa é a técnica menos utilizada pelos portadores de HPV, uma vez que apresenta resultados menores. Em geral, a aplicação acontece diariamente por cerca de 14 semanas;
  • A aplicação de frio sobre as lesões. Essa técnica é chamada de crioterapia e acelera a cicatrização dos tecidos.

Quem pode ajudar?

Casos de doença de Heck são tratados por médicos especializados em dermatologia.

Porém, como a doença se manifesta através de verrugas na boca, é indicada uma visita ao médico dentista para análise das lesões.

Posteriormente, o profissional da área da odontologia poderá encaminhar o paciente para o dermatologista.

Quando se fala em prevenção, a melhor maneira de evitar o aparecimento da doença de Heck é o uso de preservativos, que diminuem a possibilidade de transmissão sexual.

ACESSO RÁPIDO
    Ramiro Murad
    Ramiro Murad Saad Neto, cirurgião-dentista com registro no Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CRO-SP) nº 118151, é graduado pela UNIC e residente em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial Facial no Sindicato dos Odontologistas de São Paulo (SOESP - SP). Possui habilitação em Harmonização Orofacial e também é gestor de clínicas e franquias odontológicas. Além disso, é integrante da equipe Bucomaxilofacial da Clínica da Villa, que está na Rua Eça de Queiroz, 467 - Vila Mariana, São Paulo - SP.

    Leia também