Algumas estratégias básicas e fáceis podem tornar a vida dos cirurgiões-dentistas mais fácil
Você, dentista, sabe da importância e o quão difícil pode ser conseguir fidelizar pacientes, não é mesmo? Já pensou então na dificuldade quando é necessário reconquistar pacientes?
Pois bem, o ideal é não ter atitudes e situações para que você os perca. Porém, em alguns casos, acaba não dependendo somente do seu trabalho, e você acaba precisando reconquistar pacientes.
Reconquistar pacientes na maioria dos casos não é uma tarefa fácil. Afinal, se eles deixaram de ir ao seu consultório e apreciar seu atendimento, algo desagradável pode ter acontecido.
Por isso, é importante entender perfeitamente como lidar em tal situação.
É sobre isto que falaremos neste artigo!
Como Reconquistar Pacientes?
Já comentamos anteriormente sobre a importância de fidelizar seus pacientes, ou seja, conquistar a lealdade dos pacientes. E nos casos em que ela precisa ser recuperada?
Você deve estar então se perguntando: o que preciso fazer para recuperar meus pacientes? Calma, nós preparamos uma lista com 4 dicas essenciais para você e falaremos detalhadamente sobre cada item.
- Importância dos check-ups e exames regulares;
- Marketing de conteúdo e newsletters;
- Automatizando a relação com o cliente;
- A infraestrutura e os funcionários.
Check-ups e Exames Regulares
O importante nessa parte é manter um foco em comunicação, ou seja, manter as pessoas informadas sobre a importância de cuidar da saúde bucal.
Dessa forma, o público-alvo aqui não são os jovens, uma vez que não é fácil e plausível tentar convencê-los de que precisam de uma rotina trimestral de exames, por exemplo.
Por isso, um bom caminho é informar sobre o alto potencial que os exames de rotina e check-ups têm, prevenindo o aparecimento de problemas, ou ainda, que certos casos se tornem irreversíveis.
Investindo em Marketing de Conteúdo
Uma das maneiras mais simples e eficazes de promover sua marca e saber como trazer clientes antigos de volta é por meio de um bom marketing de conteúdo e newsletters.
Em paralelo com o que citamos no item anterior, sobre mantê-los informados, esse pode ser o seu meio mais apropriado para isso.
Por isso, enviar regularmente conteúdos relevantes e que apontem essa importância, dando conselhos de profissionais e até mesmo dicas, é uma boa ideia.
Automatizando a Relação com o Cliente
Novamente ligados, para que o item anterior caminhe bem e você alcance os resultados que espera, é preciso saber muito bem como distribuir esse material.
Nesse momento, conhecer quem é seu público-alvo é essencial para entender a melhor forma de como recuperar clientes perdidos.
Infraestrutura e Funcionários
Por último mas, definitivamente, não menos importante, simples mudanças nos recursos do consultório podem ser o detalhe que faltava para recuperar clientes.
Sempre que uma pessoa se sente bem atendido, principalmente em um consultório, sua segurança aumenta. O que está diretamente ligado com a impressão que o seu nome e da empresa passam.
Uma sala para crianças com brinquedos, por exemplo, demonstra preocupação para com todos os pacientes, não só os jovens mas, pais e mães que precisam levar seus filhos junto a eles na clínica.
Além disso, é fundamental no processo de conquistar pacientes que os funcionários estejam satisfeitos e trabalhando bem, alinhados e seguros.
Todas essas dicas se bem combinadas, são uma jogada certeiro para você recuperar pacientes sem grandes dificuldades e, mais importante, não perdê-los novamente.