Entenda o que é a tireoide lingual e como ela é diagnosticada
A tireoide é fundamental para o equilíbrio do corpo, uma vez que seus hormônios regulam as funções biológicas básicas do organismo. Falhas no nosso desenvolvimento podem causar alterações como a tireoide lingual.
É importante classificar a tireoide como uma pequena glândula localizada na região do pescoço. Mas, o que é tireoide lingual? Como ela afeta nosso corpo? Vamos descobrir ao longo deste artigo!
Tireoide lingual é caracterizada por uma massa de tecido tiroideu ectópico localizado na base da língua, sobre a linha média. Isto é, fora da sua topografia habitual.
Ou seja, ocorre a migração total ou parcial da tireoide para a base da língua.
Quais São as Causas Por Trás da Tireoide Lingual?
A patogênese da tireoide lingual, ou seja, os mecanismos que levam ao seu desenvolvimento, ainda não totalmente conhecidos pelos profissionais da saúde.
No entanto, acredita-se que ela ocorra devido a falhas na migração da glândula tireoide nas fases inicias da embriogênese, o desenvolvimento do embrião nos momentos iniciais da gestação.
Ela não atinge sua localização cervical normal (região do pescoço), e fica em seu local de origem na base da língua.
Embriologicamente, a tireoide desenvolve-se a partir do assoalho da faringe primitiva e migra inferiormente e anteriormente até que atinja sua localização permanente no adulto.
Portanto, as falhas nesse processo de migração resultam na tireoide lingual.
Essas falhas podem estar relacionadas a anticorpos antitireoidianos maternos que, por sua vez, dificultariam a descida da glândula e predisporiam o hipotiroidismo, posteriormente.
Essa condição pode ser três a quatro vezes mais frequente no sexo feminino, sendo encontrada evidência clínica de hipotiroidismo em 30% a 70% dos casos.
De uma forma geral, pode afetar de 1 a cada 100 mil indivíduos. Portanto, os casos de tecido tireoide ectópico podem ser considerados raros.
Quando diagnosticada, a incidência de malignidade relatada na tireoide lingual é extremamente baixa.
Além disso, é caracterizada por picos etários, sendo o primeiro por volta dos 12 anos de idade. E, então, aos 50 anos de idade. Apesar disso, pode afetar pessoas de todas as faixa etárias.
Tireoide Lingual Pode Causar Sintomas?
A tireoide lingual é uma condição vista como assintomática, isto é, sem sintoma aparente.
Os pacientes afetados normalmente apresentam apenas sintomas ligados à disfunção glandular, como o hipotireoidismo e, raramente, o hipertireoidismo.
Contudo, ocasionalmente a tireoide lingual pode aumentar de tamanho à proporção que a criança cresce, devido ao efeito do hormônio estimulador da tireoide (TSH).
Quando isso ocorre, alguns sintomas podem se manifestar, tais quais:
- Disfagia;
- Disfonia;
- Dispnéia;
- Dor;
- Sangramento;
- Sensação de nó na garganta.
Diagnóstico e Tratamento
O diagnóstico da tireoide lingual pode ser realizado por meio de exames de imagem, como radiografias, e também através de exames cintilográficos, aliado à testes de laboratório.
Exames secundários também podem auxiliar no diagnóstico, é o caso da ultrassonografia e a tomografia computadorizada.
É possível que o diagnóstico também seja auxiliado pelo cirurgião-dentista durante a consulta de rotina.
Já para o tratamento, não há um consenso na literatura que indique um tratamento ideal para a tireóide lingual. Isso devido a raridade da patologia ou ao limitado número de casos descritos.
Dessa forma, o tratamento pode depender das características observadas no paciente, ou seja, de acordo com o tamanho ou conforme a presença ou ausência de sintomas.
Assim, pode consistir, por exemplo, apenas na observação periódica, caso o paciente seja assintomático.
Já o tratamento cirúrgico deve ser realizado apenas em casos onde há complicações, como hemorragia, obstrução das vias aéreas superiores, degeneração cística ou transformação maligna.
Também existe a opção de remoção do tecido tireoidiano da base lingual e sua reimplantação nos músculos da região cervical.
Em todo caso, é preciso conversar com um profissional da endocrinologia, para uma avaliação.
Assim, o profissional poderá traçar um plano de tratamento para seu caso específico de tireoide lingual.